A temida dor no ombro e suas causas
- 2469 Views
- Redação Saúde Minuto
- 17/03/2021
- João Manoel Fonseca Filho Ortopedia Saúde
O ombro é uma articulação muito móvel, por isso permite que as mãos sejam projetadas amplamente no espaço. Um ombro doloroso pode atrapalhar muitas atividades do dia a dia como erguer os braços, pentear os cabelos, colocar um paletó́, entre outros cuidados de higiene pessoal.
A articulação do ombro é formada essencialmente por três ossos. São eles: a clavícula; a escápula e a porção mais superior do úmero. Associados aos ossos, os tendões permitem que a musculatura do ombro exerça a função de movimentar o braço. Devido à essa anatomia singular, a dor do ombro é uma queixa muito frequente nos consultórios ortopédicos. Ela pode ocorrer por vários motivos, entre os quais destacam-se a lesão dos tendões do manguito rotador, a instabilidade pleno-umeral e a dor muscular.
A dor no ombro causada pela lesão dos tendões do manguito rotador normalmente localiza-se na região lateral do braço e pode se estender até a base do pescoço, piora à noite e fica mais intensa com o movimento. Como existe um espaço muito pequeno entre a escápula e o úmero para o deslizamento dos tendões, qualquer calcificação das estruturas devido ao envelhecimento, uso abusivo do braço em movimentos repetitivos ou até mesmo traumas podem afetar essas estruturas. O primeiro estágio da lesão dos tendões do ombro é a inflamação, também conhecida como tendinite. Nessa fase o tratamento com medicamentos e fisioterapia são muito eficazes, porém, quando o quadro permanece por longos períodos, os tendões do ombro se desgastam e podem romper. Nesse estágio da doença o tratamento conservador pode não ser tão efetivo, e por isso a cirurgia por artroscopia pode ser indicada.
Outra queixa muito comum é a dor no ombro devido à instabilidade. Nestes casos o paciente refere dor e deformidade no ombro após uma pancada forte, que o obriga a procurar um pronto-socorro para colocar o ombro no lugar. Devido à luxação, alguns ligamentos são rompidos e mesmo após semanas o paciente pode se queixar de dor durante a prática esportiva e referir uma sensação de que o ombro sairá́ do lugar novamente. Inicialmente o tratamento é a base de medicamentos e fortalecimento muscular, mas nos casos em que o paciente sofre repetidas luxações a cirurgia pode ser necessária.
Um problema que afeta muitas pessoas que trabalham nos escritórios é a dor muscular. Na maioria das vezes elas ocorrem após um movimento brusco (como um torcicolo) ou surgem aos poucos logo pela manhã. Isso acontece quando a fibra muscular sofre um alongamento repentino sem estar relaxada o suficiente para ser esticada. Nesses casos, a dor localiza-se geralmente na parte de cima dos ombros, próximo ao pescoço e no espaço entre as escápulas nas costas e pioram com os movimentos da cabeça.
Muitos fatores do nosso dia-a-dia podem atrapalhar esse relaxamento muscular adequado, são eles: Estresse; consumo excessivo de café́ e outras xantinas; sedentarismo; sono agitado; mudanças repentinas de ambientes quentes para frios e, inclusive, as posições inadequadas de cadeiras, mesas e monitores. O tratamento dessa dor consiste no uso de medicamentos, reabilitação, prática esportiva regular e também em evitar os fatores citados acima.
Todas essas afecções do ombro tendem a ter uma evolução mais favorável no início. Por isso, caso sinta algum desses sintomas, procure um especialista.
João Manoel Fonseca Filho
Ortopedista