Adoçante pode causar danos à saúde?
- Redação Saúde Minuto
- 15/10/2024
- Nutrição
O adoçante é uma alternativa que as pessoas encontraram para adoçar bebidas e comidas, especialmente quando precisam reduzir o consumo de açúcar. O mel é o adoçante mais antigo registrado e é um alimento natural produzido pelas abelhas. Essa substância pode ser natural ou sintética e, além disso, pode ser nutritiva ou não nutritiva.
Os adoçantes naturais são extraídos de fontes como frutas, plantas, grãos e cereais, enquanto os adoçantes sintéticos são elaborados em laboratórios por meio de reações químicas. Os adoçantes nutritivos contribuem com calorias para o organismo, enquanto os não nutritivos proporcionam doçura, mas não são utilizados pelo corpo como fonte de energia.
Mas será que os adoçantes podem causar danos à saúde?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso prolongado de adoçantes artificiais pode aumentar o risco de diabete tipo 2 e doenças cardiovasculares. Além disso, a OMS recomenda eliminar todo o açúcar da rotina, em vez de substituí-lo por outros produtos, exceto as frutas, que devem ser consumidas em até duas por dia.
Os adoçantes naturais, por sua vez, podem passar por processos químicos que, se consumidos em excesso, podem não ser benéficos. Alguns adoçantes naturais podem conter nutrientes, mas em quantidades limitadas. O mel, por exemplo, deve ser consumido apenas em pequenas quantidades, pois seu consumo excessivo pode causar os mesmos efeitos do açúcar.
Lembrando que moderar o consumo tanto de açúcar quanto de adoçantes é crucial para uma saúde equilibrada.
Texto por Julia Esaki | Redação Saúde Minuto
Para mais informações sobre nutrição clique na tag “Nutrição” no topo da página, ou clique aqui.
Clique nas tags no topo da página para explorar os diversos assuntos disponíveis no portal, incluindo Saúde, Bem-Estar, Beleza, Nutrição, Curiosidades, Assuntos Delicados e muito mais.