Dia Mundial da Luta Contra o Câncer
- 5616 Views
- Redação Saúde Minuto
- 08/04/2024
- Oncologia Saúde
Em 08 de abril, o mundo se une na luta contra uma das doenças mais prevalentes em todo o planeta: o câncer. Apesar do grande desenvolvimento nos últimos anos de novos métodos de diagnóstico e tratamento desta doença, o envelhecimento populacional, a mudança dos hábitos e do ambiente, incluindo modificações no nível de atividade das pessoas, na dieta e na exposição a agentes carcinogênicos, tem causado um incremento rápido na incidência e mortalidade pelo câncer em todo o mundo.
No Brasil, o cenário não é diferente: estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que aproximadamente 704 mil novos casos de câncer serão diagnosticados anualmente no triênio 2023-2025, tendo como principais tumores em prevalência (excluindo-se os cânceres de pele do tipo não-melanoma): câncer de mama, câncer de próstata, câncer de cólon e reto, câncer de pulmão e câncer de estômago.
Mas afinal, o que é o câncer?
O câncer é um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células com mutações que adquirem a capacidade de invadir os tecidos e órgãos, podendo se disseminar para outras regiões do corpo, originando as chamadas metátases.
As causas do câncer podem ser divididas em: fatores genéticos, fatores ambientais ou fatores idiopáticos. Apesar de muito questionado pelos pacientes, os fatores genéticos contribuem para apenas cerca de 10% das causas do câncer em geral. Os fatores ambientais são responsáveis por cerca de 40% dos casos e possuem grande importância por poderem ser modificáveis e correspondem dentre outros pelo: tabagismo, sedentarismo, dieta inadequada, exposição solar excessiva, poluição, infecções virais, entre outros.
Sobre sua apresentação, o câncer pode se manifestar de diferentes formas, dependendo do tipo e da localização do tumor. Alguns sintomas que podem ocorrer são: perda de peso, febre, dor persistente, falta de energia persistente, entre outros.
O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura do câncer. Desta maneira, é muito importante fazer exames periódicos (principalmente os exames de rastreamento e diagnóstico precoce do câncer, quando indicados) e consultar um médico sempre que notar alguma alteração no seu organismo.
É possível prevenir o câncer?
Sem dúvidas, as medidas de prevenção do câncer são as mais efetivas no combate a essa doença! A prevenção do câncer envolve a adoção de hábitos saudáveis, como: não fumar, evitar ou moderar o consumo de álcool, ter uma alimentação equilibrada, praticar atividade física regularmente, usar protetor solar, vacinar-se contra o HPV e a hepatite B, entre outros.
Também é essencial manter em dia seus exames de rastreamento de acordo com as faixas etárias e categorias de recomendação. Eles são exames que visam detectar o câncer em estágios iniciais, antes que os sintomas apareçam. Alguns exemplos são: mamografia, papanicolau (ou preventivo de colo uterino), colonoscopia, PSA e tomografia de tórax em pacientes que fumam ou fumaram.
A prevenção do câncer é uma responsabilidade de todos: indivíduos, famílias, comunidades, profissionais de saúde, governos, organizações e empresas. Cada um pode fazer a sua parte para reduzir os riscos e as consequências dessa doença.
Por que o dia 08 de abril é o Dia Mundial de Combate ao Câncer?
O dia 08 de abril foi escolhido como o dia mundial de combate ao câncer em 2000, durante o Congresso Mundial de Câncer, realizado em Paris, pela Organização Mundial de Saúde. O objetivo dessa data é chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado do câncer, bem como para o apoio aos pacientes e familiares que enfrentam essa doença.
Nesse dia, diversas atividades são realizadas em todo o mundo, como campanhas, palestras, eventos, iluminações, entre outras, para conscientizar as pessoas sobre o câncer e estimular a solidariedade e a mobilização social. O Dia Mundial de Combate ao Câncer é uma oportunidade para reforçar o compromisso de todos com a luta contra essa doença, que afeta milhões de pessoas e representa um desafio para a saúde pública e o desenvolvimento humano.
Texto por Dr. Daniel Vargas Pivato de Almeida | Médico oncologista da Oncoclínicas de Brasília-DF e Membro do Comitê Científico do Instituto Vencer o Câncer