Gluteoplastia: Mitos e Verdades
- Redação Saúde Minuto
- 17/02/2022
- Beleza Minuto Video
Mais empinado, mais redondo, em formato de pêssego: sim, é dele que estamos falando, o bumbum. O seu bumbum te deixa insegura? Já recorreu a academia, drenagem e nada te ajudou? Você já pensou em fazer alguma cirurgia para resolver isso? A gluteoplastia é uma das alternativas para dar tamanho e formato dos sonhos para o seu bumbum. Para esclarecer mitos e verdades sobre essa cirurgia, o Saúde Minuto recebeu o cirurgião plástico, Dr. Paulo Godoy, que falou um pouco mais sobre o procedimento.
Raquel Rojas:
“Formato de pêra, maçã, mais largo, mais empinado. Sem dúvida nenhuma, o bumbum é paixão nacional. E pra falar sobre a técnica de gluteoplastia, que aumenta essa região tão cobiçada, o Beleza Minuto recebe o cirurgião plástico, Dr. Paulo Godoy.
P) Raquel Rojas:
“Dr. Paulo, hoje nós vamos falar um pouquinho sobre mitos e verdades da cirurgia chamada ‘gluteoplastia’. Primeiro questionamento, eu não sei se é mito ou se é verdade, é em relação à prótese de silicone. Usamos a mesma prótese para a mama na região dos glúteos? Mito ou verdade?”
R) Dr. Paulo Godoy:
“É um mito. As próteses são feitas pelos mesmos fabricantes, mas elas têm diferenças. Na mama, ela tem um formato diferente do que utilizamos no glúteo e uma coesividade do gel maior. Então hoje, que teve essa situação do álcool gel, a gente sabe que tem gel que é mais viscoso, gel que é mais elástico. Na mama, utilizamos um gel que é um pouco mais mole e no glúteo, um gel que é um pouquinho mais duro, então, tem uma coesividade diferente de uma região para outra.
E também, às vezes o invólucro, o elastômero, às vezes na região do glúteo é um pouco mais espesso, porque é uma região que tem mais impacto: a gente senta, a gente anda de bicicleta, anda a cavalo, então, tem que ter uma resistência um pouco diferente.”
P) Raquel Rojas:
“Só é possível aumentar a região dos glúteos com a utilização de implantes de silicone. Mito ou verdade, doutor?”
R) Dr. Paulo Godoy:
“Isso é um grande mito né? O silicone é uma das opções.
Na realidade, a região do glúteo é formada pela bacia óssea, pelo conjunto de músculos que nós temos, a gordura e a pele. Então, o silicone faria a imitação do que é o músculo. Podemos aumentar a parte da gordura com enxertos de gordura provenientes da lipoaspiração e a pele também pode ser tratada, tanto com as tecnologias que agem sobre a pele que são os jatos de plasma, como os próprios indutores, bioestimuladores de colágeno, são produtos injetáveis para melhorar.
O ideal é tratar todas as áreas anatômicas do bumbum ao mesmo tempo.”
P) Raquel Rojas:
“Quem utiliza implantes de silicone no bumbum não pode sentar 3 meses após a cirurgia. Mito ou verdade?”
R) Dr. Paulo Godoy:
“Isso é totalmente mito. Existem muitas coisas que mudaram na cirurgia, na técnica glútea né? Então a paciente já sai sentada do hospital.
A gente pede, inicialmente, que ela sente em uma almofada especial e sente apoiada na coxa, para que não tenha uma pressão diretamente na área operada. Mas pode sim já sentar. É comum às vezes a gente até fazer cirurgias associadas, faz a cirurgia do glúteo, cirurgia da mama, lipoaspiração, então é comum. “
P) Raquel Rojas:
“Logo após a colocação do implante, é possível fazer exercícios físicos. Mito ou verdade? “
R) Dr. Paulo Godoy:
“É possível e é recomendado que faça exercícios. Não, obviamente, nos pós-operatórios mais recentes, mas depois a estimulação da musculatura faz com que o implante tenha uma sustentação maior. O implante é colocado dentro do músculo, e se você estimular o músculo, fazer exercícios, essa utilização dentro da musculatura faz com que ele fique ainda mais protegido.”
P) Raquel Rojas:
“Por ser uma região extremamente delicada, a prótese pode rodar. Mito ou verdade? “
R) Dr. Paulo Godoy:
Verdade!
“Hoje em dia, nós utilizamos próteses que são cada vez mais biocompatíveis, então ela tem uma estrutura que faz menos reação com o corpo. E a contrapartida disso, é que ela pode ficar um pouco mais solta, pode haver uma movimentação. Então existem alguns tipos de movimentos que às vezes podem até rodar o implante. Nesses casos, a maioria das vezes é recomendado tentar rodá-la, sem necessidade de cirurgia, e em casos mais extremos tem que fazer uma cirurgia para limitar o espaço dela. “
P) Raquel Rojas:
“A cicatriz para colocação de implantes de silicone é invisível. Mito ou verdade?”
R) Dr. Paulo Godoy:
“É um mito. Nenhuma cicatriz é invisível, nem nas mamas, nem em cesáreas, muito menos nos glúteos. O que nós fazemos é tentar esconder ela em sulcos onde ficam menos aparente. No caso do glúteo, fazemos no sulco entre as nádegas.
Então, a paciente com biquíni ou às vezes até pelada você tem uma dificuldade de enxergar a cicatriz. “
P) Raquel Rojas:
A região é bem delicada e exige muitos cuidados no pós-operatório para evitar infecções. Mito ou verdade?
R) Dr. Paulo Godoy:
“É super verdade. Não só no pós-operatório, como intra-operatório temos que ter uma série de cuidados para evitar que tenha contaminação.
Nós fazemos sempre uma antissepsia rigorosa, fazemos uma proteção da região anal durante a cirurgia, utilizamos as vezes funis de introdução de implantes para que não tenha contato com a pele.
No pós-operatório, tem todo um ensinamento da paciente: como ela vai fazer sua limpeza, sua antissepsia, a utilização de colas, pomadas e antibióticos para evitar infecção. Então, é muito importante numa consulta médica que isso tudo seja evidenciado, elucidado para que as questões não fiquem em dúvida no tratamento pós-operatório. “
P) Raquel Rojas:
“É necessário dormir de bruços após a cirurgia de gluteoplastia. Mito ou verdade?”
R) Dr. Paulo Godoy:
“Em partes, é verdade. Não é necessário, mas é recomendado. Se a paciente conseguir dormir de bruços, é melhor que não faça pressão, pelo menos nos primeiros 15 dias ou até um mês de pós-operatório. Não é uma necessidade absoluta, mas é uma recomendação que ajuda bastante no pós-operatório. “
P) Raquel Rojas:
“Quem utiliza implante de glúteo não pode tomar injeção. Mito ou verdade? “
R) Dr. Paulo Godoy:
“Isso é verdade, porque a maioria das injeções que nós colocamos, nós colocamos no plano intramuscular, dentro do músculo. Às vezes, acidentalmente, o aplicador da injeção pode perfurar o implante e colocar o produto dentro do implante. Claro, se for o médico que vai fazer a injeção, sabe exatamente onde está o implante e ele pode fazer a injeção.
Se são injeções subcutâneas com aquelas agulhas pequenininhas, dá pra fazer. Mas é recomendável sempre evitar essa região, procurar outros músculos: braço, perna, coxa. “
P) Raquel Rojas:
“Os homens também usam implantes de silicone para aumentar o bumbum. Mito ou verdade? “
R) Dr. Paulo Godoy:
“Cada vez mais verdade, é muito comum a procura de homens procurando esse tipo de procedimento. E também em pacientes pós bariátrica, então a procura por homens é bem comum.”
Raquel Rojas:
“Doutor Paulo Godoy, muito obrigada por ter dedicado seu tempo e esclarecido tantas dúvidas, ter falado tão bem sobre os mitos e verdades da gluteoplastia. Muito obrigada e nos vemos numa próxima oportunidade.”
Dr. Paulo:
“Muito obrigada, eu que agradeço. Uma honra!”
Dr. Paulo Godoy | Cirurgião Plástico, membro titular da sociedade brasileira de cirurgia plástica
INCREVA-SE em nosso canal e ATIVE as notificações!