Importância da atividade física para manter a imunidade alta nesse momento de pandemia
- 1428 Views
- Redação Saúde Minuto
- 17/03/2021
- Bem-estar COVID-19 Mila Toledo
Você sabia que a atividade física regular e de intensidade moderada pode ajudar na sua imunidade e te proteger contra a Covid-19?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que até 5 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população global fosse mais ativa.
Um importante impacto negativo causado pela pandemia do novo coronavírus que deve ser considerado é a redução significativa da atividade física durante a quarentena.
Estudos recentes confirmam essa queda na prática de exercícios tanto em ambientes fechados como ao ar livre e apontam para um aumento no tempo dedicado ao trabalho e estudo na postura sentada.
O confinamento do home office em tempo integral, sem aqueles deslocamentos para ir ao trabalho, para o cafezinho, para ir ao restaurante almoçar, agregado aos serviços domésticos, cuidados com a família e a pressão psicológica em relação aos riscos de contrair a doença, tudo isso está afetando a saúde física e mental da população.
Esse “novo normal” requer uma nova forma de lidar com os hábitos e o estilo de vida.
Manter um estilo de vida fisicamente ativo continua sendo um desafio para ajudar a prevenir condições crônicas de saúde que ainda afetam milhões de pessoas e agravam os quadros de Covid-19.
Evidências científicas mostram os benefícios dos exercícios físicos moderados para reforço do sistema imunológico.
O mecanismo dessa defesa está associado ao efeito da atividade física regular em promover um aumento dos linfócitos, células denominadas “natural killers” , que têm um papel importante no combate das infecções virais e células tumorais.
Outro efeito visto é a promoção de equilíbrio no funcionamento entre sistema nervoso, endócrino e imunológico e ajuda no controle de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer, bem como redução dos sintomas de depressão e ansiedade, redução do declínio cognitivo, melhora da memória e impulsionamento da saúde do cérebro.
Vale ressaltar que, a prática dessa atividade deve seguir todas as recomendações para evitar o contágio do novo coronavírus, como o uso de máscaras e os cuidados com as superfícies que podem estar contaminadas, optar por ambientes abertos e ventilados além de manter o distanciamento social.
Para fortalecer o sistema imunológico, os exercícios devem ser de intensidade moderada, obedecendo os limites de cada pessoa.
É importante buscar orientação dos profissionais da saúde (médicos e profissionais de Educação Física) para realizar a avaliação prévia, análise das restrições e a prescrição dos exercícios.
Os de alta intensidade (acima de um limite crítico), devem ser realizados sob acompanhamento de um profissional de Educação Física, pois podem promover o efeito inverso, diminuindo a imunidade e aumentando a incidência de doenças por enfraquecimento imunológico.
Toda atividade física que remete ao movimento é benéfica e pode ser realizada como parte do trabalho, esporte, lazer ou transporte.
As recomendações da OMS para a prática da atividade física são:
Crianças e adolescentes (5 a 17 anos)
- Realizar, no mínimo, 60 minutos de atividade física com intensidade de moderada a intensa por dia, principalmente aeróbica;
- Realizar atividades aeróbicas intensas e atividades de fortalecimento muscular e ossos, pelo menos, três vezes por semana;
- Limitar o tempo de sedentarismo, principalmente quando essa faixa etária está em frente a telas (smartphones, tablets e computadores).
Adultos (18 a 64 anos)
- Fazer, no mínimo, entre 150 e 300 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada ou entre 75 e 150 minutos de atividade vigorosa por semana;
- Fazer também atividades de fortalecimento muscular com intensidade moderada ou alta que envolvam os principais grupos musculares pelo menos duas vezes por semana.
Idosos (65 anos ou mais)
- Fazer, no mínimo, entre 150 e 300 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada;
- Praticar exercícios de fortalecimento muscular em dois ou mais dias da semana;
- Trabalhar o equilíbrio e a força com intensidade alta ou moderada, pelo menos, três vezes na semana.
Mulheres grávidas e puérperas
- Realizar, pelo menos, 150 minutos de atividade física aeróbica de diferentes tipos e de intensidade moderada durante a semana;
- Fazer exercícios de fortalecimento muscular;
- Alongar;
- Evitar atividades com risco de queda.
Mila Toledo
Educadora Física e Professora de Yoga