Os Riscos do Peeling de Fenol
- Redação Saúde Minuto
- 04/06/2024
- Cirurgia Plástica Saúde Video
O peeling de fenol consiste na aplicação de um composto orgânico mais ácido do que o álcool e que provoca uma reação inflamatória na pele. Saiba mais com o Cirurgião Plástico e Perito do IMESC, Dr. Alexandre Kataoka!
O Peeling de fenol é um procedimento que causa uma queimadura na pele. É um procedimento invasivo que deve ser realizado por profissionais com o treinamento adequado, ou seja, médicos que têm esse treinamento, principalmente para indicar o procedimento, realizar o procedimento, saber se o paciente está evoluindo com alguma complicação e, principalmente, saber tratar a complicação. O fenol não pode nunca ser banalizado, pois é um procedimento extremamente invasivo. As repercussões dele são sistêmicas; ele é cardiotóxico, hepatotóxico e nefrotóxico. O que isso quer dizer? Que algumas pessoas têm uma toxicidade no coração, nos rins e no fígado, e somente um médico pode diagnosticar se esse paciente está tendo aquela complicação naquele momento.
Ele deve ser feito em um local adequado, que tenha uma autorização sanitária, ou seja, em uma clínica ou em um hospital que esteja de acordo com as normas sanitárias do município para fazer aquele procedimento invasivo. Principalmente, deve haver um anestesiologista presente para monitorar as possíveis repercussões que esse produto pode causar. Não podemos nunca banalizar procedimentos invasivos, e esses procedimentos têm que ser feitos por profissionais adequados, profissionais treinados, que têm a capacitação para resolver uma possível complicação.
INSCREVA-SE no nosso canal e ATIVE as notificações!