Por que estamos cada vez mais solitários?
- Redação Saúde Minuto
- 11/12/2023
- Psicologia Ricardo Milito Video
Nas intricadas tramas da vida moderna, a solidão se torna uma epidemia silenciosa. Mudanças nos laços familiares, formas diversificadas de se relacionar e o frenesi do cotidiano afetam nossa conexão humana.
Ricardo Milito:
“Estudo sugere um aumento da solidão na nossa sociedade, que alguns até chamam de fenômeno da “epidemia da solidão”. Quais seriam os motivos para isso? A solidão contemporânea pode ser atribuída a diversos fatores socioculturais, como mudança nos padrões familiares, diversidade de formas de se relacionar afetivamente e sexualmente, com mais pessoas vivendo sozinhas ou distantes de seus entes queridos. Estilo de vida agitado, com longas horas de trabalho, foco na produtividade e pouco tempo para investir em relações significativas. Além disso, o uso crescente da tecnologia, que, embora conecte virtualmente, muitas vezes leva a interações superficiais, não preenchendo a necessidade de conexões mais profundas.
Aristóteles já dizia que o ser humano é um sujeito social, e a solidão pode ser associada a diversas condições psicológicas, como depressão, ansiedade social, transtorno de borderline, entre outros. Portanto, se você tem se sentido sozinho, é necessário que procure um profissional da saúde mental.”
INSCREVA-SE no nosso canal e ATIVE as notificações!