A importância do Outubro Rosa
- Redação Saúde Minuto
- 17/10/2022
- Oncologia Suelen Martins Video
O Outubro Rosa é conhecido mundialmente como um mês para colocar em pauta o diagnóstico e prevenções contra o câncer de mama, com o objetivo de conscientizar sobre a doença, colaborando para a redução da mortalidade!
“Olá, eu sou a Dra. Suellen Martins, médica oncologista, vamos conversar um pouco sobre o outubro rosa. O mês da conscientização do câncer de mama, a importância desse mês é e lembrar todas as mulheres na realização dos seus exames de prevenção, um exame muito importante, muito fácil de ser realizado é o autoexame que toda mulher deve realizar. Próximo do seu ciclo menstrual, geralmente sétimo, décimo dia depois da menstruação e há a mamografia, que é um exame extremamente importante, de fácil detecção de tumores muito precoce. A mamografia é realizada a partir dos 40 anos ou antes, em alguns casos excepcionais, principalmente aquelas mulheres com histórico familiar Importante, de acordo com a orientação médica. A mamografia, quando detecta lesões pequenas, a gente consegue reduzir a mortalidade por câncer de mama próximo de até 90%, quando diagnosticado em tumores mais precoce. Então essa é a grande importância do nosso outubro rosa.
Bom, os principais sintomas do câncer de mama é realmente detectados no exame, no exame clínico, através do médico ou até mesmo pelo próprio auto exame, em que a mulher uma nodulação, uma alteração na consistência da mama, a pele pode estar um pouco diferente, mas grossa, mais hiperemiada avermelhada. Também um sintoma que pode acontecer é quando sai um líquido do mamilo, geralmente um líquido muito claro, como se fosse uma água ou até mesmo sangue. Esses são os sintomas e sinais do câncer de mama, mas o que a gente tem que lembrar é que nos tumores bem iniciais a gente pode não detectar absolutamente nada no exame clínico e à mamografias traz esses resultados alterados e suspeitos para o câncer de mama. Então façam sua mamografia!”
Dra. Suelen Martins | Oncologista clínica e pesquisadora do CEON+ e FMABC
INCREVA-SE em nosso canal e ATIVE as notificações!