Benefícios e malefícios do chocolate
- Redação Saúde Minuto
- 07/07/2023
- Cardiologia Saúde Video
Hoje é o Dia Mundial do Chocolate! 🍫✨ Apesar de delicioso, é importante conhecer seus efeitos na saúde. A Dra. Maria Sanali, cardiologista intervencionista e membro do Grupo Mint, falou sobre os benefícios e malefícios desse doce irresistível!
Dra. Maria Sanali:
“Bem, hoje estamos aqui para falar sobre chocolate, uma relação de amor e ódio. Eu sou Maria Sanale, sou cardiologista intervencionista em Natal, no Rio Grande do Norte. E aí, o que é que a gente pode falar dessa relação de amor e ódio? O fato é que, para a gente ter o chocolate, precisamos antes ter o cacau. E o cacau, de fato, tem a capacidade de facilitar e melhorar várias coisas no nosso sistema cardiovascular. Por exemplo, o cacau consegue aumentar a produção de uma substância chamada óxido nítrico e outra chamada flavonoide, parecido com o vinho. O cacau parece com o vinho nesse aspecto. E o que é que essas substâncias podem fazer?
Reduzir a nossa pressão arterial, fazer com que o nosso sangue não coagule facilmente. Isso acontece no enfarte, por exemplo, ou seja, na hora em que reduz a capacidade do sangue de coagular, pode reduzir as chances de infartarmos. Também, o cacau diminui o colesterol ruim, que é o colesterol LDL. Ele pode inclusive melhorar os níveis de glicose em pacientes diabéticos. Ou seja, o cacau tem várias formas de melhorar a nossa saúde cardiovascular. Entretanto, entre o cacau e o chocolate, existe todo um processo de industrialização, e nesse processo é adicionado leite e açúcar ao cacau. E quando o leite e o açúcar são adicionados ao cacau, começa a se destruir os efeitos benéficos dos flavonoides, porque eles vão se perdendo nesse processo.
E quando se produz o chocolate que estamos acostumados a comprar e a comer, já nem sabemos mais quanto de flavonoide tem e se, de fato, esse chocolate vai ser ou não benéfico para o nosso coração. Então, se a gente quer comer chocolate, ótimo, vamos comer, mas o caminho do meio nessa relação de amor e ódio parece ser o melhor caminho. Ou seja, se a gente tiver que escolher, vamos comer um chocolate que tenha o maior percentual de cacau, evitando os chocolates ao leite, por exemplo. O chocolate branco da mesma forma deve ser evitado porque ele perde completamente todos esses benefícios.
O chocolate tem muito mais açúcar e muito mais leite. Então, se a gente tiver que escolher, vamos optar pelo chocolate com maior teor de cacau possível e, de preferência, não vamos comer demais, porque fatalmente se a gente come demais, tudo demais é muito. O caminho do meio já não vai ser a melhor escolha, e aí a gente também vai perder os efeitos benéficos do cacau. Então, vamos curtir o dia do chocolate com parcimônia e, de preferência, um chocolate com maior teor de cacau possível. Um grande abraço.”
INSCREVA-SE no nosso canal e ATIVE as notificações!