Gonorréia: por que a doença está ficando mais resistente
- 1427 Views
- Redação Saúde Minuto
- 13/12/2022
- Adelino de Melo Saúde Video
A gonorréia é uma infecção sexualmente transmissível muito comum. Com o uso dos medicamentos ao longo dos anos, criou resistência aos principais antibioticos.
A infecção pode ser prevenida com medidas simples, o médico infectologista, Adelino Melo, explicou sobre as causas e tratamentos.
“O monitoramento da resistência do gonoccó, gonorreia que é o nome dessa bactéria gerenciamento feito há muito tempo, porque é uma infecção bastante comum em todos os continentes, há uma exclusividade de países mais ou menos desenvolvidos e a gente vem a cada cada vez mais ficando sem opções para o tratamento dessa infecção. Então hoje em dia o tratamento mais eficaz contra o gonocco é um tratamento comm injeção intramuscular ou venoso, o que limita bastante o acesso a uma droga efetiva, enquanto os tratamentos orais, estão ficando cada vez mais obsoletos nesse sentido. Vários motivos podem estar relacionados a isso, mas o principal deles é o uso indiscriminado diante de microbianos, tratamentos sem necessidade.
A covid só fez acetuar esse, cenário visto que um dos antibióticos mais usados no cenário da covid foi a Azitromicina, de forma bastante até indiscriminada e era uma das opções para tratamento do Gonocco, pra gente trazer aqui um exemplo bastante recente de como uma coisa pode influenciar a outra, então o que a gente chama atenção é para que as pessoas reforcem a atenção, o uso desnecessário de antibiótico é deletério, não vai fazer mal, ele pode fazer mal pra pessoa que tá usando por exemplo. Evento adverso, mas com certeza ele pode ter um grande Impacto num cenário de ecossistema no qual o uso de antibiótico e impacta a resistência bacteriana global e isso então pode impactar todos.”
INSCREVA-SE no nosso canal e ATIVE as notificações!