XENOTRANSPLANTE
- 3448 Views
- Redação Saúde Minuto
- 14/01/2022
- Cardiologia Helio Castello Video
Nosso cardiologista, Dr. Hélio Castello, fala sobre o xenotransplante que foi realizado recentemente e amplamente divulgado pela mídia. Este procedimento revolucionário aconteceu nos EUA, a partir do coração de um porco que foi transplantado para um homem de cerca de 50 anos de idade. Acompanhe o que disse o cardiologista sobre o que isso representa para esta área da medicina.
2022 começou com uma grande evolução para a saúde, para a medicina e principalmente para a cardiologia. Ocorreu primeiro xenotransplante com sucesso, mexer no transplante é quando você transplanta tecido, órgãos ou células de uma espécie pra outra, foi isso que aconteceu na universidade de Nova Iorque, onde foi retirado coração de um porco e foi transplantado em um homem de 50 e poucos anos que não tinha outra saída pra se manter vivo.
Por que do porco? Por 3 motivos principais, 1° o porco atinge a vida… a idade adulta com cerca de 2 anos de idade. Isso consegue se replicar com maior rapidez outros transplantes de porco, o 2° fato é que o porco adulto ele tem 70, 80 quilos mais ou menos e é mais ou menos o peso de um ser humano, e o 3° mais importante é que o coração do porco anatomicamente ele é mais próximo do coração humano. Esse coração ele foi modificado geneticamente pra tentar evitar rejeição, tentar evitar que alguma doença do animal passasse pro ser humano. Nós não sabemos como vai ser a evolução a longo prazo. Nós já sabemos que ser humano está vivo, coração está batendo está com as suas condições de vida normais e está tendo uma evolução muito boa, essa é uma luz no fim do túnel pra milhares de pessoas que aguardam o transplante no mundo todo, a gente sabe a dificuldade, e isso daí pode mudar a vida dessas pessoas que acabam morrendo na fila de transplante. A medicina vem evoluindo, técnica e tecnologicamente a passos galopantes e cada vez que tiver uma novidade nós levaremos para vocês.
Obrigado.
INCREVA-SE em nosso canal e ATIVE as notificações!
Dr. Hélio Castello
Cardiologista Intervencionista