Covid-19 e os riscos de trombose venosa cerebral
Uma das complicações causadas pela Covid-19 é o surgimento de trombos que podem levar à trombose venal cerebral e causar um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Saiba mais sobre essa doença neurológica com a Dra. Ana Paula Peña neste vídeo.
“Desde o início da pandemia, sabemos que a Covid leva a formação de trombos, principalmente trombos de grandes vasos.
Por que que isso acontece? Principalmente porque o coronavírus leva a uma alteração dos fatores de coagulação favorecendo a formação de trombos. Se esses trombos acontecem nas artérias cerebrais, estamos diante de um AVC – acidente vascular cerebral – e se acontece no sistema de drenagem venosa, nas veias, nós nós estamos diante de uma trombose venosa cerebral.
Do ponto de vista clínico, A trombose venosa é uma doença muito grave, potencialmente fatal e o paciente começa a ter dor-de-cabeça muito forte, porque a a trombose venosa cerebral ela leva a um quadro de uma hipertensão intracraniana, náusea e vômitos. Pode ter rebaixamento do nível de consciência, convulsão ou desmaios.
O tratamento da trombose venosa cerebral é anticoagulação e, eventualmente, o paciente pode precisar até de algum procedimento cirúrgico”.
Inscreva-se no nosso canal e ative as notificações!
Dra. Ana Paula Peña Dias
Neurologista