Obesidade entre jovens de 18 e 24 anos cresce no Brasil, aponta levantamento
- Redação Saúde Minuto
- 13/07/2023
- Saúde Video
Obesidade entre jovens de 18 a 24 anos está em alta no Brasil, devido à combinação de dieta inadequada e falta de atividade física.
Dr. André Pinto:
“Olá! Vamos falar hoje sobre a obesidade nos jovens entre 18 e 24 anos. Pesquisas recentes mostraram que o aumento da obesidade nesse grupo foi de 90%. No Brasil, atualmente, 40% dos jovens têm algum grau de obesidade ou estão acima do peso, e desses, 17% já apresentam obesidade leve, moderada ou grave. Isso ocorreu principalmente devido à pandemia, pois as pessoas pararam de fazer atividade física. Além disso, os jovens passam muito tempo no celular, chegando a uma média de três horas diárias de tela. Eles não praticam mais atividades físicas ao ar livre, o que reduziu significativamente a incidência de exercícios. Além dos hábitos alimentares inadequados, muitos deixaram de consumir líquidos, fibras, verduras e saladas, e passaram a ingerir mais gorduras, frituras e carboidratos através dos Fast Foods. Portanto, os hábitos alimentares errados e o sedentarismo contribuíram para o aumento da obesidade nos jovens.
Esse cenário não é exclusivo do Brasil; ocorre no mundo inteiro. Nos Estados Unidos, por exemplo, 60% desses jovens já estão obesos. Nós estamos caminhando nessa direção, e para melhorar, é necessário fazer com que as crianças diminuam o tempo de tela, usando menos computador, celular e jogos interativos. Devem praticar atividades físicas externas, como academia, corrida, bicicleta ou qualquer outra atividade que envolva movimento. Além disso, é fundamental adotar uma dieta balanceada, com muitas verduras, saladas, legumes, consumo adequado de líquidos, frutas e evitar carboidratos, gorduras e alimentos festivos.
Essas mudanças ajudarão a tornar nossa população mais saudável e menos obesa.”
INSCREVA-SE no nosso canal e ATIVE as notificações!