Os segredos da Glande
- Redação Saúde Minuto
- 25/08/2023
- Assuntos Delicados Saúde
Para começar que é a Glande?
A glande, conhecida popularmente como a “cabeça do pênis”, é uma das partes mais sensíveis (Por conta da alta concentração de terminações nervosas nele) e mais importantes desse órgão. Devido à sua alta sensibilidade, a glande possui uma cobertura de pele chamada prepúcio, (que é removida em algumas culturas). Apesar disso, a glande continua a responder intensamente a toques e outros tipos de estímulos sexuais.
Por que ela é erógena?
Justamente por conta dessa característica, ela é uma parte corporal masculina extremamente erógena, algo que facilita o aumento do fluxo sanguíneo, aumentando também as sensações de prazer ao ser exposto à qualquer ato que deixe o homem excitado sexualmente. A estimulação da glande acaba por desempenhar um papel fundamental não apenas no prazer sexual masculino, mas também no orgasmo.
Devemos ter algum cuidado específico com ela?
Sim, devemos! Em relação à vários aspectos:
- Manter essa parte limpa é importante para saúde num geral. Pois o acúmulo de sujeira e bactérias em sua pele, pode aumentar cada vez mais os riscos de infecções. Principalmente homens que não fizeram essa circuncisão precisam se atentar a isso!
- Caso tenha Fimose (excesso de pele no prepúcio), siga sempre as orientações de seu médico de confiança! Já que por conta desse problema, fica um pouco mais complicado manter a higiene nessa região do corpo.
- Circuncisão se trata do procedimento que tem como objetivo a remoção do prepúcio. Ela pode ser realizada por razões culturais, religiosas ou médicas. Pode ajudar a prevenir diversas infecções, além de ajudar a resolver outros problemas como a fimose, por exemplo.
- Como durante qualquer estimulação sexual, a glande pode ficar mais sensível. Por isso, é importante deixar sempre claro ao seu parceiro quais são suas preferencias junto de seus limites, para assim garantir que qualquer relação desse tipo que tenham se mantenha prazerosa e confortável.
Texto por Isabela Figueiredo | Redação Saúde Minuto.