Novembro Azul: mês de combate ao câncer de próstata
- Redação Saúde Minuto
- 04/11/2022
- Fernando Leão Urologia Video
O Novembro Azul chegou! O principal objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a necessidade do autocuidado. Ter os exames em dia para se prevenir do câncer de próstata é essencial. O Urologista, Dr. Fernando Leão, faz um alerta sobre os sintomas, diagnósticos e importância da ida ao urologista.
Dr. Fernando Leão
“A próstata é uma estrutura localizada logo abaixo da bexiga, tem uma dimensão em torno de vinte a trinta centímetros cúbicos, muito semelhante ao volume de uma noz. As principais doenças que podem acometer uma doença benigna e uma doença maligna. A grande preocupação é sempre em relação a uma doença maligna, o câncer de ser por ser uma doença assintomática e que acomete homens principalmente a partir dos 65 anos de idade é extremamente importante a ida do homem ao urologista pelo menos uma vez ao ano a partir de seus cinquenta anos de idade, para que ele possa fazer os seus preventivos e sua avaliação prostática. O diagnóstico de câncer de câncer de fase inicial tem um impacto direto no sucesso do tratamento. Uma vez com o diagnóstico de doença inicial, doença precoce nós quase entregamos um altíssimo percentual de cura desses pacientes. O contrário, não nos permite cura e sim um tratamento paliativo. A doença por assintomática ela só pode ser diagnosticada por meio de exames de rotina principalmente a avaliação de PSA, um exame de ultrassom e o exame físico, o exame do toque da próstata. Na alteração de algum desses exames, esse paciente vai para uma biópsia para que possa ter a confirmação ou não da doença maligna. Muitas vezes o câncer pode ser confundido com uma doença benigna, que é uma hiperplasia prostática benigna, onde o paciente vai ter sintomas como aumento da ida ao banheiro à noite, ao mesmo da frequência noturna pra micção, uma percepção de sua configuração incompleta no final da sua configuração incompleta, à presença de gotejamento da urina no final da micção, jato fraco, sangue na urina e muitas vezes até urina, quando necessário a passagem de uma sonda pra que faz o esvaziamento dessa bexiga. O tratamento da doença maligna na sua fase inicial nós temos basicamente o tratamento cirúrgico, é onde conseguimos entregar o percentual de cura muito elevado na fase inicial da doença. Ele pode ser feito através de uma cirurgia aberta, onde haverá corte do abdômen, pra que se faça a retirada total dessa forma
Pode ser feito por videolaparoscopia pura e pode ser feito pela cirurgia robótica, que atualmente é um método de eleição para que você possa ter resultados funcionais e oncológicos melhores e uma agressão menor a esse paciente, com menor tempo de internação, menor risco de sangramento consequentemente a menor necessidade de transfusão sanguínea sangramento e com o menor tempo de treinamento como suas atividades.
A doença por ser assintomática, é extremamente importante que esse homem a partir dos seus 50 anos de idade procure um urologista para que possa ser feito os seus preventivos.
homens que tem a família câncer e principalmente câncer de pessoas velhas de pai, irmão, algum tio,aconselha-se que partir de 40 anos de idade para que se possam tornar feitos anualmente os seus exames de rotina.”
INSCREVA-SE no nosso canal e ATIVE as notificações!