Ocitocina: O hormônio do amor e o aleitamento materno
- Redação Saúde Minuto
- 01/08/2023
- Curiosidades Saúde
O corpo de uma mulher funciona de um jeito complexo, por conta principalmente da influência de uma grande quantidade de hormônios que o regem e principalmente quando ela está grávida. Um deles, chamado de Ocitocina, age principalmente na parte da amamentação. Quer saber como ele funciona? Então vamos lá!
O que é Ocitocina? Para que ela serve?
Ocitocina é um hormônio, liberado pelo hipotálamo (glândula que ajuda a equilibrar as funções corporais) que dentre suas principais funções estão: facilitar para a mãe “soltar” o leite na hora de amamentar, com o movimento de sucção do bebê estimulando ainda mais a produção desse hormônio. Além de auxiliar o controle das contrações do útero durante o parto.
Por que ele é o “hormônio do amor”?
Chegam nessa conclusão, pois em muitos dos casos em que nosso corpo libera ocitocina, nós estamos interagindo de diversas formas com nossos parceiros, amigos, familiares. O que faz prevalecer bons sentimentos: Carinho, afeto, amor. Fortalecendo laços afetivos e sociais.
E ela tem mais benefícios!
De acordo com uma pesquisa de uma série de livros de neurociência, a Ocitocina ajuda a reduzir a vontade de consumir drogas viciantes, aliviando sintomas de abstinência. Além disso, por ela deixar o corpo e a mente mais calmos, consegue ajudar a sentirmos sono e a reduzir o estresse
Texto por Isabela Figueiredo | Redação Saúde Minuto