“Pescoço de boneca” – a nova moda dos procedimentos estéticos
O “Pescoço de Boneca”: A Tendência Estética com Toxina Botulínica
Nos últimos tempos, o procedimento conhecido como “Pescoço de Boneca” ou “Pescoço da Barbie” ganhou destaque entre influenciadoras digitais. Este tratamento utiliza a toxina botulínica, popularmente chamada de Botox, na área do trapézio, deixando a região mais afinada e esguia. Porém, esse procedimento não surgiu com o intuito estético, mas sim para o alívio da dor.
O que é o “Pescoço de Boneca”?
O procedimento consiste na aplicação de Botox na musculatura do trapézio, visando tratar a contratura muscular. Ao relaxar essa região, o procedimento pode, indiretamente, proporcionar uma aparência mais afinada. A cirurgiã plástica Dra. Luciana Leonel Pepino explica que o procedimento é muito realizado por neurologistas que tratam enxaquecas e dores musculares e que, posteriormente, perceberam um resultado estético favorável.
“Com o uso contínuo, observamos um efeito sutil de afilamento da área, mas o foco principal é o tratamento da tensão muscular”, explica a dermatologista Dra. Fernanda Aguirre.
Como funciona?
A toxina botulínica age paralisando temporariamente os músculos do pescoço, o que não apenas suaviza rugas e marcas de envelhecimento, mas também alivia a sensação de rigidez. “O procedimento visa diminuir a hipertrofia e é normalmente utilizado para contratura muscular. Ele relaxa o músculo trapézio e melhora a postura. Se a musculatura for muito hipertrofiada, o uso contínuo pode proporcionar um aspecto mais afilado à região, mas é um efeito discreto”, afirma a Dra. Alessandra Silva, cirurgiã plástica.
Candidatos ideais e contraindicações
“A dose incorreta ou a aplicação em pontos inadequados podem causar efeitos adversos, especialmente se atingir um grupamento muscular que não é o foco do tratamento. Por isso, habilidade técnica e uma boa formação profissional são pré-requisitos para o sucesso desse tratamento”, destaca a dermatologista Fernanda Aguirre.
Embora o tratamento tenha se popularizado, é importante ressaltar que não é indicado para todos. Indivíduos com doenças neuromusculares, grávidas, lactantes e pessoas com alergia a componentes do Botox devem evitar o procedimento. Idealmente, pacientes com musculatura hipertrofiada, mas sem flacidez excessiva, são os mais indicados.
Alternativas ao Botox
Além do Botox, a cirurgiã plástica Dra. Alessandra Silva comenta sobre tratamentos como ultrassom ou radiofrequência, que ajudam a melhorar a definição do trapézio, estimulando a retração da pele e a produção de colágeno. Procedimentos cirúrgicos, como a lipoaspiração localizada, também são opções em casos de excesso de gordura na região. Os bioestimuladores e os fios de sustentação também atuam melhorando a produção de colágeno, provocando a tração e melhorando a flacidez do pescoço.
Com a crescente procura por tratamentos estéticos que combinam beleza e bem-estar, o “Pescoço de Boneca” parece ser uma opção para aqueles com rigidez muscular na região que desejam uma aparência mais alongada.
Colaboração de:
Dra Alessandra Silva, cirurgiã plástica e craniofacial, e fundadora do CEM, Centro de Excelência em Medicina, de São Paulo
Dra Luciana Leonel Pepino, cirurgiã plástica, membro da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), ISAPS (Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética ) e ASAPS (Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética)
Dra. Fernanda Aguirre, dermatologista e membro ativo da Sociedade Brasileira de Dermatologia
Texto por Charlotte Chamouton| Redação Saúde Minuto|
Para mais informações sobre estética clique na tag “Estética” no topo da página, ou clique aqui.
Para mais atualizações sobre o mundo da saúde clique na tag “Últimas Notícias” no topo da página, ou clique aqui.
Clique nas tags no topo da página para explorar os diversos assuntos disponíveis no portal, incluindo Saúde, Bem-Estar, Beleza, Nutrição, Curiosidades, Assuntos Delicados e muito mais.