A caspa aumenta no inverno?
- 138 Views
- Redação Saúde Minuto
- 18/07/2024
- Beleza Beleza Minuto
Com a chegada do inverno, muitas pessoas notam que seus corpos reagem de maneiras diferentes com a queda de temperatura. Reclamações sobre lábios rachados, coriza, tremedeiras, frios nas mãos e pés, e ressecamento do cabelo são frequentemente relatadas em blogs de cuidados pessoais. Outro fator agravante que se soma a essa onda de reclamações é o aumento significativo da caspa.
Mas por que isso acontece? Vamos explorar as causas e debater dicas que podem ajudar a manter o couro cabeludo saudável durante o inverno.
As caspas, aqueles pontinhos brancos ou amarelos que surgem no couro cabeludo e geram bastante constrangimento, muitas vezes estão associadas à falta de higiene. Entretanto, a não lavagem correta do cabelo não é a única maneira de atraí-las. Existem outros fatores que levam ao surgimento desses “seres indesejados”, e o frio é um deles.
Temperatura baixa aumenta as caspas
Diversos dermatologistas apontam que o banho quente é um dos principais fatores para o aumento das caspas no inverno. Com o clima frio, a população tende a tomar banhos mais quentes para se aquecer, e é aí que surge o vilão. Águas com temperaturas muito altas geram irritação e ressecamento no couro cabeludo. Por isso, pessoas com tendência a ter cabelo mais oleoso naturalmente passam a produzir mais glândulas sebáceas, a famosa caspa. Outro fator propício ao surgimento de mais caspas no inverno é sair com o cabelo molhado. Devido ao clima seco, a evaporação da água é mais lenta e, por isso, o couro cabeludo tende a passar mais tempo molhado.
Como prevenir a caspa no inverno
Para combater a caspa, é importante utilizar shampoos anticaspa que contenham zinco, piritiona ou ácido salicílico. Além disso, manter o couro cabeludo hidratado e evitar lavar o cabelo com água muito quente pode ajudar. Se for muito difícil, mude a temperatura da água somente na hora de lavar as madeixas. Molhar o cabelo dia sim e dia não também é uma boa opção para evitar constrangimentos devido a caspas. E, por fim, use o secador de cabelo com moderação; procure deixar os fios em menor contato com altas temperaturas.
Apesar do aumento de caspas no inverno ser comum, existem muitas maneiras de controlar o problema. Com os cuidados adequados e produtos certos, é possível manter o couro cabeludo saudável e livre de caspas.
Sofre com a caspa? Saiba qual Rotina de Cuidado Adotar
Texto por Vitória Ferreira | Redação Saúde Minuto