É possível aumentar o pênis depois de desenvolvido?
- Redação Saúde Minuto
- 07/02/2025
- Assuntos Delicados Saúde
Tem interesse em aumentar seu pênis? Descubra as táticas eficazes e não-eficazes
O tamanho do pênis pode variar ao longo da vida, mas a maior parte do crescimento ocorre durante a puberdade. Após esse período, por volta dos 18 aos 20 anos, o pênis atinge sua anatomia final, mantendo-se com características semelhantes após essa idade. Existem alguns tratamentos que alegam aumentar o tamanho do órgão, como exercícios, medicamentos ou cirurgias, mas muitos deles não têm eficácia comprovada ou podem apresentar riscos à saúde.
Os exercícios que alegam aumentar o tamanho do pênis são o Jelqing e Kegel. Esses exercícios prometem melhorar a circulação sanguínea na região, fortalecer os músculos penianos e promover ereções mais firmes, no entanto, não há comprovação científica de que esses métodos sejam eficazes, e, em alguns casos, podem até causar lesões.
Também existem as bombas de vácuo, dispositivos que criam um vácuo em torno do pênis, o que pode temporariamente aumentar seu tamanho, aumentando o fluxo sanguíneo para a área. Contudo, os efeitos são temporários, e o uso excessivo pode causar danos aos tecidos do pênis. Uma opção de dispositivo mais confiável é o extensor peniano, que aplica uma força de tração no pênis com a intenção de promover o alongamento ao longo do tempo. Algumas pesquisas indicam que esses dispositivos podem ter resultados modestos quando usados corretamente e por longos períodos, mas os resultados podem variar e são limitados.
Para quem possui micropênis ou deseja fazer uma modificação estética, a cirurgia de aumento peniano, como a faloplastia, é uma opção. Ela oferece um aumento no estado flácido, liberando o ligamento, ou ajuda a engrossar o órgão, com enxerto de gordura (também é possível injetar ácido hialurônico no pênis). Há quem procure tratamentos hormonais ou substâncias para aumentar o tamanho, mas isso só é indicado em casos específicos, como distúrbios de crescimento hormonal.
Todos esses métodos envolvem riscos significativos e devem ser considerados com muito cuidado. Se você está preocupado com o tamanho do seu pênis, é necessária uma avaliação adequada por médicos especializados, como um urologista, para discutir as opções e avaliar se há alguma condição médica envolvida.
Texto por: Maria Clara Kayatt | Redação Saúde Minuto | Editado por: Rafaela Navarro