Maio Roxo: Dedicado ao alerta sobre doenças inflamatórias intestinais
- 542 Views
- Redação Saúde Minuto
- 11/05/2023
- 1
- Gastroenterologia Saúde
Doença inflamatória intestinal é um termo utilizado para descrever um grupo de doenças que causa inflamação crônica do intestino, com grande prejuízo da qualidade de vida. Acomete tanto homens quanto mulheres, em todas as idades.
Estima-se que as doenças inflamatórias intestinais atinjam cerca de 7 milhões de pessoas no mundo. Nos últimos anos, tem se observado um aumento no número de casos de doenças inflamatórias intestinais no Brasil. Atualmente, acredita-se que mais de 200 mil brasileiros sejam acometidos por essa doença, sendo a prevalência estimada em 100 casos para cada 100.000 pessoas.
São subdivididas basicamente em dois grupos: doença de Crohn e retocolite ulcerativa. A doença de Crohn é uma inflamação intestinal que pode acometer todo o sistema digestivo, da boca ao ânus, e cursa com diarreia crônica, dor abdominal e emagrecimento. Já a retocolite ulcerativa é uma doença que atinge o intestino grosso e que se manifesta com diarreia crônica, presença de sangue nas fezes e urgência evacuatória. A inflamação crônica do intestino dificulta a absorção de diversos nutrientes provenientes da nossa alimentação e aumenta o risco de câncer. Podem ocorrer ainda manifestações fora do intestino, como alterações na pele, olhos, boca, fígado, dor articular, entre outros.
É uma doença ainda subdiagnosticada no país, com atraso no diagnóstico muitas vezes superior a 12 meses. Os sintomas podem ser inicialmente insidiosos, embora frequentemente se observe uma piora progressiva com o passar do tempo. O diagnóstico pode ser difícil e requer a combinação do exame clínico, exames laboratoriais e exames de imagem, como tomografia computadorizada, ressonância magnética e colonoscopia. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores as chances de se evitar complicações graves dessas doenças, como necessidade de cirurgias, hospitalização e ostomias.
As doenças inflamatórias intestinais são crônicas e até o momento não têm cura definitiva. Dessa maneira, é fundamental o acompanhamento por um especialista Gastroenterologista ou Coloproctologista. O tratamento é complexo e exige acompanhamento especializado. Pode ser realizado através de medicamentos convencionais (aminossalicilatos, corticoesteróides, imunossupressores), medicamentos biológicos e até cirurgias. Além do acompanhamento médico, existem associações estaduais de pacientes, através das quais é fornecido amplo suporte, com intensa troca de informações e dicas de cuidados do dia a dia. A DII Brasil coordena as associações estaduais e trabalha ainda por políticas públicas voltadas para os pacientes. Com acompanhamento adequado, é possível controlar a doença, atingir a remissão e evitar complicações a longo prazo.
Texto por Guilherme Grossi | Gastroenterologista

Comment (1)
Especialista: Quem procurar para tratar doenças inflamatórias?
17 maio 2023[…] o caminho certo para tratar doenças inflamatórias. Procure um especialista, pois eles são os profissionais capacitados para diagnosticar e tratar […]