Como funciona a cicatrização das tatuagens
- Fabricio Colli
- 06/12/2024
- Curiosidades
Quais são os efeitos dos processos de perfuração e inserção da tinta das tatuagens
As tatuagens são muito comuns em todo o planeta, marcando a pele de aproximadamente 38% da população mundial. Através das agulhas, a tinta é depositada a cerca de 2 milímetros abaixo da pele, em sua camada mais profunda, a derme, é lá que ela irá se fixar permanentemente.
Após as perfurações e inserção da tinta, a tatuagem está pronta, então começa o processo de cicatrização daquela “ferida” para que a pele se recupere. As partículas de tinta começam a interagir com o sistema imunológico, e são fagocitadas pelos macrófagos dermais, que são células desse sistema que atuam na inflamação causada pela lesão da tatuagem.
Nos primeiros momentos, a região fica sensível e possui vermelhidão, então começa a regeneração da derme e epiderme. Nesse estágio, ocorre uma resposta inflamatória da pele à lesão e ao pigmento, já que a primeira interpretação do corpo sobre a tinta é de um corpo estranho, resultando em coceira e descamação da área.
Normalmente, a cicatrização de uma tatuagem pode variar entre 2 a 4 semanas, já o restabelecimento total da pele pode levar até 3 meses.
O Dr. Fábio Gontijo, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, faz algumas recomendações para que tudo ocorra bem após realizar uma tatuagem.
“É importante manter a região sempre limpa e hidratada, evitar exposição direta ao sol, não coçar ou puxar a pele descamando, além de seguir as orientações do tatuador sobre cuidados pós-tatuagem, como o uso de pomadas cicatrizantes, por exemplo.”
É recomendado por profissionais, o uso de cremes ou sabonetes neutros. Conforme o médico dermatologista, é indicado usar pomadas hidratantes e cicatrizantes específicas para este fim, evitando hidratantes com cheiro e cores muito exacerbadas.
São importantes todas as precauções ao realizar esse procedimento, já que as tatuagens também podem causar reações indesejadas, incluindo alergias a componentes da tinta, infecções ou doenças de pele como granulomas. A qualificação do profissional, higienização dos instrumentos e cuidados após o processo são essenciais para manter a saúde da pele e estética da tatuagem.
Após um tempo, essa regeneração da pele pode ter impactos sobre a aparência da tatuagem, tornando os traços mais ofuscados e distorcidos. O envelhecimento natural da pele, exposição ao sol, qualidade da tinta e técnica da tatuagem podem influenciar na durabilidade dos traços e fazer com que o desenho se desgaste.
Profissional consultado: Dr. Fábio Gontijo, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Texto por: Fabricio Colli | Redação Saúde Minuto | Editado por: Francisco Varkala