Sexo na gravidez, pode ou não pode?
- 216 Views
- Redação Saúde Minuto
- 05/07/2024
- Assuntos Delicados
Muitas mães e pais têm dúvidas ou medo de machucar o bebê, mas será que existem perigos?
Em geral, as relações sexuais durante a gravidez não apresentam riscos graves a mãe ao bebê. Ao contrário do que muitos pensam, a penetração não pode afetar o bebê, pois ele está dentro do útero, que é revestido pela musculatura do órgão e membranas.
A libido aumenta ou diminui durante a gravidez?
Durante a gestação, é normal que a libido da mulher oscile. No primeiro trimestre, é comum haver uma diminuição na vontade devido à ansiedade, sensibilidade, cansaço, enjoos e mal-estar. No segundo trimestre, quando as náuseas diminuem e a mulher se adapta melhor, a libido geralmente retorna ao normal. Já no final da gravidez, a ansiedade em relação ao nascimento do bebê pode causar uma nova queda na vontade sexual.
Alguns cuidados
Realize uma avaliação com a obstetra para verificar se há alguma contraindicação para a atividade sexual durante a sua gestação. Se não houver, é importante dialogar com o parceiro para encontrar uma posição que seja confortável.
Durante a gestação, o risco de infecções urinárias aumenta, portanto, é recomendado urinar após a relação sexual para limpar a uretra e prevenir possíveis complicações.
Texto por Lucca Sassaki | Redação Saúde Minuto