A acupuntura substitui os medicamentos tracionais?
- Redação Saúde Minuto
- 24/09/2024
- Acupuntura Saúde Mental
A acupuntura substitui os medicamentos tracionais?
A campanha “Setembro Amarelo”, que aborda a saúde mental e a valorização da vida, incentiva as pessoas a refletirem sobre seu bem-estar psicológico. O Dr. Luiz Sampaio, psiquiatra e presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, comenta se a acupuntura pode ser considerada uma alternativa aos medicamentos no tratamento da depressão.
De acordo com o Dr. Sampaio, a resposta depende de várias circunstâncias. No tratamento da depressão, é fundamental avaliar o grau de intensidade da condição.
No caso de uma depressão pontual, em que a causa da tristeza é clara — como a perda de um emprego, o rompimento de um relacionamento ou uma situação de luto — considera-se uma depressão leve. Nesses casos, o tratamento com acupuntura é bastante recomendável.
Entretanto, em situações patológicas, onde o quadro é mais severo e a pessoa apresenta comprometimento em suas atividades diárias, a acupuntura não deve ser vista como um substituto para os medicamentos. Nesse contexto, ela pode ser utilizada como um complemento ao tratamento.
A acupuntura pode ser aplicada em diversos âmbitos da saúde, tanto física quanto psicológica. Seu uso pode ajudar a reduzir a quantidade de medicamento prescrito, minimizando os efeitos colaterais. No entanto, é essencial compreender que a acupuntura não substitui os tratamentos médicos convencionais em todas as situações. Portanto, o ideal é sempre consultar um profissional de saúde para determinar a melhor abordagem para suas questões, sem desconsiderar alternativas como a acupuntura.
Texto por Dr. Luiz Sampaio, psiquiatra e presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura | Editado por: Charlotte Chamouton | Redação Saúde Minuto
Para mais informações sobre sua saúde mental clique na tag “Saúde Mental” no topo da página, ou clique aqui.
Para mais informações sobre tratamentos e os benefícios da acupuntura clique na tag “Acupuntura” no topo da página, ou clique aqui.
Clique nas tags no topo da página para explorar os diversos assuntos disponíveis no portal, incluindo Saúde, Bem-Estar, Nutrição, Curiosidades, Assuntos Delicados e muito mais.