Abril Lilás – Mês de Conscientização sobre Câncer de Testiculo
- 3528 Views
- Redação Saúde Minuto
- 24/04/2024
- Oncologia Saúde
Câncer de testículo é um tumor bastante incidente entre homens jovens
O abril roxo é o mês de conscientização sobre o câncer de testículo. Este tipo de tumor é considerado o mais frequente em meninos e homens jovens dos 15 aos 35 anos. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), corresponde mundialmente a 1% das neoplasias malignas masculinas.
Quando diagnosticado precocemente, é altamente curável. E ainda nas fases mais avançadas, a doença pode apresentar bom prognóstico.
Os principais sintomas deste câncer são a presença de nódulos ou inchaço local, dor ou desconforto, sensação de peso nos testículos e dor na região lombar.
O diagnóstico é feito pelo exame clínico, com a detecção dos nódulos ou do aumento do volume testicular. Exames de imagem e laboratoriais podem auxiliar, como por exemplo a ultrassonografia dos testículos, para avaliar a presença das massas testiculares. Exames de sangue também podem dosar alguns marcadores aumentados, como a alfafetoproteína, o beta HCG e a desidrogenase lática.
O tratamento para este câncer é feito originalmente com a cirurgia, com a retirada do testículo afetado. Após o tratamento cirúrgico, os exames de estadiamento são feitos e se discute, então, a necessidade de quimioterapia e de radioterapia preventivas. Naqueles tumores um pouco mais avançados, a quimioterapia pode ser capaz de eliminar por completo o câncer de testículo.
Portanto, estamos falando aqui de uma doença que pode ser curada, mesmo nas fases avançadas. Se você foi diagnosticado, procure um tratamento adequado e informação de qualidade, e saiba que existe esperança para os pacientes com esta doença.
Texto por Dr. Abraão Dornellas | Oncologista no Hospital Israelita Albert Einstein e integrante do Comitê Científico do Instituto Vencer o Câncer