Bolinhas explosivas, divertido ou arriscado?
- Lucca Sassaki
- 13/09/2024
- Assuntos Delicados Saúde Saúde sexual
Bolinhas explosivas, divertido ou arriscado?
As populares bolinhas de gel, que estouram e liberam gel estimulante, podem representar riscos à saúde.
Você já ouviu falar sobre o uso de bolinhas explosivas durante o sexo? Esse produto, disponível não apenas em sex shops, mas também em farmácias e lojas de departamento, desperta a curiosidade de muitas pessoas. No entanto, é importante estar atento a alguns cuidados ao utilizá-las nas regiões genitais.
A principal proposta dessas bolinhas é auxiliar em massagem e masturbação, sendo estouradas entre os dedos e depois aplicadas na parte desejada do corpo. Como parte das preliminares ou na hora H mesmo, essas cápsulas liberam um gel estimulante, podendo proporcionar sensações de aquecimento, resfriamento, choques e pulsações, dependendo da versão. Algumas podem ser usadas como lubrificante íntimo e estão disponíveis em uma grande variedade de sabores e aromas.
Entretanto, algumas pessoas ousam utilizá-las de maneira diferente, inserindo as bolinhas no canal vaginal ou anal, de modo que o parceiro as estoure durante a penetração. Embora pareça provocante, essa prática pode acarretar riscos à saúde. O gel contido nas bolinhas pode aderir à parede do útero, do canal vaginal ou do canal anal se não for totalmente removido após o ato, aumentando o risco de infecções, como candidíase. Além disso, os corantes, conservantes e aromatizantes presentes no produto podem desestabilizar a flora e o pH vaginal, provocando irritações.
Caso a curiosidade seja grande, o ideal é utilizá-las como estimulante externo e usar internamente somente aquelas que explicitam ser seguras como lubrificante, garantindo, ao final do ato, a remoção completa do produto do canal vaginal ou anal.
Texto por Lucca Sassaki | Redação Saúde Minuto