Caso Juan Izquierdo: Entenda o que é Arritmia Cardíaca
- 68 Views
- Redação Saúde Minuto
- 27/08/2024
- Saúde SOBRAC
Dr. Elerson Arfelli, cardiologista e membro da Sociedade Brasileira de Arritmia Cardíaca (SOBRAC), explica o que é a arritmia cardíaca, que afetou o jogador uruguaio Juan Izquierdo.
Dr. Elerson Arfelli:
“A cena vista da partida de futebol entre o Nacional do Uruguai e o São Paulo, onde o jogador Juan Izquierdo sofreu uma parada cardiorrespiratória, gerou grande comoção pública. Fontes têm atribuído arritmias cardíacas como causa dessa parada cardíaca. No entanto, é importante salientar que existem diferentes tipos de arritmias cardíacas, algumas com apresentações muito bem toleradas e totalmente benignas, e outras com caráter ameaçador, podendo levar até mesmo a uma parada cardíaca. Em caso de parada cardíaca, o segredo para o sucesso do atendimento é iniciar prontamente a manobra de ressuscitação cardiopulmonar, ou seja, reconhecer os ritmos como taquicardia ventricular, fibrilação atrial e fibrilação ventricular.
Esses são os ritmos mais comuns em uma parada cardíaca de origem arrítmica, e o seu reconhecimento, juntamente com a utilização do desfibrilador nos primeiros minutos do atendimento (de três a cinco minutos), garantem uma chance de sucesso de 50 a 70%, na maioria dos casos sem déficit neurológico. Existem diferentes situações clínicas que justificam o insucesso no atendimento desses indivíduos. Um deles que posso destacar é o não reconhecimento da gravidade do problema. Outro é a falta da disponibilidade do desfibrilador. Poderia citar também a falta de expertise da equipe que está atendendo naquela situação, ou até mesmo uma doença subjacente, que é um ponto que deve ser bem explorado.
É importante salientar que existem situações clínicas onde a atividade física competitiva de caráter profissional é contraindicada. Posso destacar, por exemplo, nos indivíduos mais jovens com doença elétrica primária de caráter genético. Meu recado final vai para aqueles indivíduos que praticam atividades esportivas: sabemos que o esporte é benéfico e deve ser incentivado, mas devemos sempre fazer uma correlação com uma boa avaliação detalhada e minuciosa antes de liberar a atividade esportiva.”
Texto por Redação Saúde Minuto