Como se prevenir das doenças cardiovasculares?
- Redação Saúde Minuto
- 15/05/2023
- Cardiologia Saúde Video
A prevenção começa pela conscientização. Por isso, a cardiologista intervencionista Dra. Maria Sanali nos explica agora as maneiras mais eficazes de prevenção de doenças cardiovasculares em mulheres.
Dra. Maria Sanali:
“A gente fala muito sobre prevenção cardiovascular, mas na realidade, prevenir é muito difícil porque, na maioria das vezes, depende muito mais da nossa iniciativa, ou seja, de dentro para fora, do que de fora para dentro, então vamos pontuar algumas situações que eu acho que são interessantes. Por exemplo, fumo: tabagismo. Então, como prevenir? Não fumar. Perfeito. Diabetes, como prevenir? Já é um pouco mais difícil porque a gente não escolhe ser diabético, mas em caso diabético tem que ter uma dieta extremamente correta para que o Diabetes, a glicose, não fique alto demais e prejudique todo o organismo. Então, depende muito mais da prova do próprio paciente. Sedentarismo, perfeito, é só a gente fazer exercício, como fazer qualquer exercício, o tempo que a gente puder e ponderar exatamente o que é que a gente está deixando de fazer por gastar o tempo em fazer nada. Então, chega em casa e vai.
Visão, por exemplo, chegou em casa, vá pra rua, andar, algo parecido. É obesidade, só depende da gente. Então, o que é que a gente vai ter que fazer? Fazer dieta. Nesse ponto, que eu acho que é bem complicado também porque hoje a alimentação não é fácil, principalmente a dieta que o coração agradece. Então, essa dieta não é barata, é muito cara, porque o carboidrato, que é o que mais engorda, é o mais barato. Então, do ponto de vista de praticidade ou de como fazer uma dieta nos dias de hoje, eu acho que primeiro: balancear, obviamente, mas evitar ao máximo a gente comer na rua. Então, aquelas pessoas que trabalham normalmente que comem na rua, vamos tentar levar a comida de casa porque, com certeza, essa comida é muito mais saudável e vai evitar que você coma muita gordura, muita fritura, muito açúcar na rua. Outra coisa importante é hipertensão. Então, o controle da hipertensão é fundamental e depende muito mais do paciente do que de fora para dentro. Então, tomar medicação, evitar comer comidas salgadas e fazer atividade física. Eu acho que se a gente conseguir trabalhar nesses cinco itens, a prevenção vai caminhar bem rápido, evitando que a gente adoeça.”
Maria Sanali | Cardiologista Intervencionista
INSCREVA-SE no nosso canal e ATIVE as notificações!