Check-ups médicos de fim de ano: 5 dicas para se preparar para exames
- Sofia Kuhlmann
- 04/12/2024
- Bem-estar Curiosidades Saúde
O fim do ano chegou e é o momento ideal para dar atenção à sua saúde e se preparar para um check-up. Realizar esses exames preventivos no último mês do ano pode ser uma forma eficaz de garantir que você comece o novo ano com a saúde em dia e se planeje melhor, adotando hábitos mais saudáveis e cuidando de aspectos da sua saúde que muitas vezes ficam em segundo plano.
O Dr. Leonardo Vasconcellos, patologista clínico e diretor de ensino da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), separou as cinco principais dicas para se preparar de forma tranquila e eficaz para que seu check-up ocorra sem problemas e intervenções:
- Sobre o jejum…
Nem sempre é necessário estar de jejum de alimentos e bebidas (exceto água) para realizar o check-up médico, isso vai depender de quais exames serão feitos, é sempre importante consultar esta informação antecipadamente com seu profissional. Alguns exames de rotina que necessitam realizar o clássico jejum de 8 horas são:
- Glicemia
- Hormônios (como insulina, gastrina e testosterona);
- Ácidos graxos;
- Vitaminas (como vitamina B6 e vitamina C);
E alguns que não necessitam são:
- Hemograma;
- Creatinina;
- Ureia;
- Enzimas hepáticas.
Obs.: Bebidas alcoólicas devem ser especialmente evitadas por pelo menos 72h antes da realização destes exames.
2. Exercícios físicos
É recomendado que você se abstenha entre 12h e 24h de realizar exercícios físicos intensos, como musculação e corridas, antes de exames médicos. Isso porque a realização de exercícios intensos pode alterar temporariamente a pressão arterial, níveis hormonais, metabolismo e batimentos cardíacos, o que pode interferir nos resultados dos exames, deixando-os menos precisos. Alongamentos e caminhadas tranquilas não sobrecarregam seu corpo e podem ser substitutos das atividades mais intensas até o momento do check-up.
3. Mantenha a alimentação habitual
Mesmo que seja necessário fazer um jejum de 8 horas antes de alguns exames médicos, como dito anteriormente, é sim importante manter uma alimentação balanceada e livre de excessos por pelo menos dois dias antes da coleta. Isso ajuda a estabilizar os níveis de glicose, colesterol e outros parâmetros importantes, garantindo resultados mais precisos.
4. Fique de olho em sintomas
Não estar com febre, diarreia, gripe ou outros sinais e sintomas de doenças no dia do check-up é essencial, pois isso também altera os resultados dos exames de rotina, que exigem um metabolismo balanceado. Então, é recomendado que primeiro seja realizado uma consulta e exames específicos para diagnosticar essa doença aguda, e, depois de curado, realizar o check-up de rotina normalmente.
5. O laboratório também importa
É recomendado realizar seus exames no mesmo lugar de seus exames anteriores, evite alterar o laboratório muitas vezes, pois pode interferir no seu histórico, lembrando sempre de verificar também a reputação e procedência do local. O mesmo laboratório significa provavelmente os mesmos equipamentos, métodos e intervalos de referência, fazendo com que os resultados sejam mais fáceis de avaliar e comparar.
Em caso de outras dúvidas ou situações específicas, não deixe de buscar informações de profissionais, desde o médico até o laboratório de exame.
Profissional consultado: Dr. Leonardo Vasconcellos, patologista clínico e diretor de ensino da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML).
Texto por: Sofia Kuhlmann | Redação Saúde Minuto | Editado por: André Martinez