A infectologista do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), Dra. Andrea Almeida, recomenda limpar o micro-ondas diariamente, caso ele seja usado todos os dias — utilizando água e sabão neutro. Ela alerta que devemos manter os utensílios, como colheres, facas, panelas, muito limpos, bem como o micro-ondas.
Top Hashtags
#Cuidados respiratórios durante o inverno
#Teaser da Campanha ‘Mulheres Também Infartam’
#Declínio Cognitivo pós-Covid-19
#Por que a Covid-19 causa a perda de olfato e como recuperá-lo?
#A temida dor no ombro e suas causas
#Importância da atividade física para manter a imunidade alta nesse momento de pandemia
#Como guardar a maquiagem corretamente?
#Novo tratamento para refluxo chega ao país
#Covid-19 e Sintomas Gastrointestinais
#Infecção de urina x verão
Como higienizar o micro-ondas
- Fabricio Colli
- 10/04/2025
- Bem-estar Curiosidades Saúde
Você costuma limpar o micro-ondas frequentemente? A higienização do aparelho é muito importante, tanto por questões de saúde, quanto de funcionamento do utensílio. Uma limpeza simples realizada periodicamente, principalmente quando aparentar sujo, já deve bastar para garantir a higiene.
Contaminação
O principal risco que um micro-ondas sujo pode apresentar à saúde é a contaminação de outros alimentos. Resíduos de comida grudados no aparelho podem abrigar bactérias, bolores ou fungos, se permanecerem por muito tempo. Quando usamos o micro-ondas diariamente para aquecer alimentos gordurosos, como carnes, molhos ou queijos, o ideal é limpá-lo com frequência. Assim, removemos as partículas com mais facilidade e evitamos que elas contaminem os próximos alimentos.
“Ao você não limpar o micro-ondas e deixar resíduos de comida, ali pode acontecer multiplicação de bactérias que podem contaminar os alimentos que ali vão ser esquentados.”, diz a especialista.
Odores indesejados
Alimentos diferentes deixam cheiros diferentes. Quando misturados, esses odores podem criar um verdadeiro “caldeirão” de aromas. Por exemplo, aquele cheiro de peixe, bacon ou pipoca queimada pode ficar impregnado nas paredes internas do micro-ondas. Com o tempo, esses aromas acabam interferindo no gosto dos próximos alimentos que você aquece. Por isso, uma boa higienização mantém o ambiente interno neutro, sem “misturar sabores”.
Como higienizar?
Para uma boa limpeza e secagem, passar um pano úmido ou esponja com detergente e depois secar com papel toalha até remover toda a umidade já é o suficiente. Em casos extremos, de muita sujeira grudada há muito tempo, podem ser necessários métodos mais específicos para eliminar a sujeira seca difícil de remover.
Um exemplo é a vaporização de água com vinagre, bicarbonato ou limão, para soltar qualquer resíduo acumulado: basta colocar em um recipiente próprio para micro-ondas 1 xícara de água com um dos elementos, levar ao micro-ondas por 5 minutos em potência alta e, ao término, mantenha a porta fechada por mais 2 minutos para o vapor amolecer a sujeira. Então é só abrir o aparelho e passar um pano ou esponja macia, que a sujeira sairá com facilidade.
“Alguns produtos de limpeza, por exemplo, o cloro, podem provocar não só uma alteração no micro-ondas, fazendo com que ele estrague mais rápido, como também pode contaminar os alimentos, levando alguma contaminação neles ou uma piora do paladar, do gosto.” alerta a Dra. Andrea.
Profissional consultado: Dr.ᵃ Andrea Almeida, infectologista do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE)
Texto por: Fabricio Colli | Redação Saúde Minuto | Editado por: Rafaela Navarro
Pesquisar
Newsletter
Categorias
Popular