É possível engravidar sem penetração?
- Sofia Kuhlmann
- 14/03/2025
- Assuntos Delicados Bem-estar Saúde
A ideia comum que temos sobre gravidez é que pode ocorrer apenas após o sexo com penetração e sem preservativos, isso é sim verdade na maioria dos casos, mas você sabia que, em situações específicas, o risco de gravidez pode surgir até mesmo sem a penetração?
1. O que realmente precisa acontecer para engravidar?
Primeiro, é necessário entender que, para que uma gravidez ocorra, é necessário que o espermatozoide chegue até o óvulo e o fecunde. Esse processo normalmente ocorre durante a penetração vaginal, quando o sêmen é ejaculado dentro da vagina. Mas, surpreendentemente, não é só assim que a gravidez pode acontecer.
-
Então é possível engravidar sem penetração?
Sim, é possível, mas, calma, a chance é bem menor! O esperma pode ser transferido para a região vaginal mesmo sem penetração. Isso pode ocorrer, por exemplo, quando a ejaculação acontece próxima à vagina, criando uma pequena possibilidade de que os espermatozoides ainda consigam nadar até o óvulo e fecundá-lo. A chance de isso acontecer não é alta, mas também não é impossível.
-
E como evitar isso?
A melhor maneira de evitar uma gravidez não planejada é usar os famosos métodos contraceptivos, como preservativos (masculino ou feminino), pílulas anticoncepcionais, DIU, entre outros. Mesmo em situações em que não há penetração, usar preservativo durante carícias ou práticas sexuais que envolvem contato genital é sempre uma boa ideia para reduzir o risco!
Texto por: Sofia Kuhlmann |Redação Saúde Minuto | Editado por: Rafaela Navarro