Frio fora de época em São Paulo acende alerta para cuidados com a população idosa
- Redação Saúde Minuto
- 23/10/2025
- Saúde
SBGG orienta familiares e cuidadores sobre medidas simples que ajudam a proteger a saúde dos 60+ durante as quedas de temperatura
A cidade de São Paulo registrou no dia 20 de outubro de 2025, a manhã mais fria para o mês de outubro desde 2014. Os termômetros marcaram 11,2 °C.
Com essas frentes frias “fora de época” e a permanência de dias mais frios, cresce a preocupação com a saúde da população 60+. Para isso, alguns cuidados, bem simples, devem ser tomados.
De acordo com o geriatra e presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Dr. Leonardo Oliva, a queda de temperatura exige atenção redobrada de familiares e cuidadores. Ele explica que o organismo da pessoa idosa tem menor capacidade de regulação térmica, o que faz com que ela demore mais a perceber o frio, reagindo de maneira menos eficiente para manter a temperatura corporal estável. “Além do desconforto térmico, o frio aumenta o risco de infecções respiratórias, descompensação de doenças crônicas, como hipertensão e doença coronariana, assim como o risco de quedas e acidentes domésticos”, revela, ao comentar que os dias mais nublados tendem a deixar os ambientes mais escuros, prejudicando a visão. “É preciso ficar atento, pois nesses dias mais frios é comum o uso de tapetes para aquecer o piso e de meias e pantufas, que aumentam o risco de quedas. Além disso, o frio pode deixar as articulações mais rígidas e dolorosas, afetando a mobilidade e o equilíbrio.”
Entre as principais recomendações para proteger a saúde da população 60+ em dias mais frios, o presidente da SBGG destaca:
-
Mantenha o corpo aquecido
Use roupas em camadas e meias, evitando aquecedores improvisados ou cobertores elétricos sem supervisão; -
Proteja a casa contra correntes de ar
No entanto, garanta ventilação mínima para evitar acúmulo de gases ou mofo; -
Cuide da hidratação
Mesmo que a sensação de sede diminua, o ar frio e seco favorece desidratação e irritação das vias respiratórias; -
Redobre a atenção às doenças crônicas
Mantenha o uso regular das medicações e evite a exposição ao frio intenso; -
Estimule a movimentação
Faça alongamentos leves e caminhadas curtas em locais protegidos para preservar a força muscular e a circulação; -
Atualize as vacinas
Especialmente contra gripe, pneumonias e COVID-19. As vacinas são fundamentais para reduzir o risco de complicações respiratórias; -
Mantenha uma alimentação saudável e sono regular
Essas medidas também ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
“A mudança brusca de temperatura é o que mais desafia o organismo do idoso. A adaptação é mais lenta e, por isso, as medidas preventivas devem ser antecipadas”, reforça o geriatra.
Texto por: Dr. Leonardo Oliva