Maçaneta x Vaso Sanitário: Qual é mais sujo?
- Fabricio Colli
- 25/03/2025
- 1
- Bem-estar Curiosidades Saúde
Existem algumas superfícies que podem conter mais germes que um vaso sanitário, como a maçaneta, por exemplo. Saiba como esse objeto pode ser um grande transmissor de doenças.
O vaso sanitário pode ser um local propenso à contaminação por bactérias, principalmente devido ao efeito de pulverização causado pela descarga, que espalha gotículas contaminadas com resíduos de urina ou fezes pelo ambiente.
Bactérias como Escherichia coli, Salmonella e Campylobacter podem estar presentes no assento e em outras superfícies, aumentando o risco de doenças como infecções urinárias, diarreia, vômitos e complicações mais graves, como colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urêmica.
Maçanetas são mais contaminadas?
No entanto, existem outros locais que podem ser tão “sujos” quanto as privadas, a depender de sua higienização. Um exemplo disso são as maçanetas, que podem ser mais contaminadas, dependendo do ambiente e dos hábitos das pessoas.
A razão disso é que as maçanetas são tocadas por muitas pessoas ao longo do dia, e como muitas delas não costumam lavar as mãos após tocar em superfícies públicas, há uma maior chance de transferência de germes e vírus.
Papel na transmissão de doenças
Além disso, as maçanetas são frequentemente ignoradas na limpeza, contribuindo para a maior concentração de microrganismos. Já as privadas, embora também sejam fontes de contaminação, muitas vezes recebem mais atenção durante a limpeza.
O infectologista, Dr. Marcelo Neubauer, explica que as maçanetas, especialmente as de locais públicos. Podem se tornar superfícies com um maior potencial de transmissão de doenças que os vasos sanitários.
“Isso ocorre porque, ao tocá-las, as pessoas transferem germes para as mãos, que podem ser levados posteriormente à boca, nariz ou olhos, facilitando a transmissão de doenças. Portanto, a contaminação das maçanetas pode ser um fator significativo na propagação de germes e infecções.” Esclarece o especialista.
Outros objetos que podem ser muito contaminados
Todos os objetos tocados por diversas pessoas no dia a dia podem ser extremamente contaminados, justamente por serem dificilmente higienizados da devida maneira. Carrinhos de supermercado, dinheiro, celulares ou esponjas podem conter uma grande concentração de germes e bactérias que podem ser transmitidas de toque em toque.
Texto por: Fabricio Colli | Redação Saúde Minuto
Comment (1)
Igor
25 mar 2025Meu Deeeeeeeeeeeeeeeeeeeuuuuuuussss! Quantas bactéria, né?