Julho Verde: Casos de câncer de laringe são diagnosticados cinco vezes mais em homens .
- 94 Views
- Redação Saúde Minuto
- 11/07/2024
- Saúde
Em 2024, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), 6.570 homens e 1.220 mulheres devem receber o diagnóstico de câncer de laringe, um dos tipos mais comuns de tumor maligno de cabeça e pescoço. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), em alusão à campanha Julho Verde, alerta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
Inserido entre os cânceres de cabeça e pescoço, o tumor maligno de laringe tem se mostrado uma ameaça cinco vezes maior para os homens que para as mulheres. Para 2024, são previstos, respectivamente, 6.570 e 1.120 novos casos no Brasil. Ao menos 70% desses tumores são diagnosticados já em fase avançada, tornando mais complexo o tratamento. Os dados são estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) para o período entre 2023 e 2025.
Localizada no pescoço, entre a traqueia e a cavidade oral, a laringe é o órgão onde estão as cordas vocais. Os principais fatores que têm relação com o desenvolvimento do câncer de laringe são o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas, especialmente a combinação dos dois. Esse tipo da doença, incluindo o supraglote, glote e subglote, é mais comum em homens a partir de 40 anos. Cerca de 75% das lesões são detectadas inicialmente nas cordas vocais e podem desencadear sintomas como dor de garganta, rouquidão e dificuldade de engolir.
O cirurgião de cabeça e pescoço e coordenador da Comissão de Neoplasias de Cabeça e Pescoço da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológico (SBCO), Carlos Santa Ritta, explica que a investigação de um simples sintoma, como rouquidão, já seria capaz de aumentar consideravelmente as taxas de diagnóstico precoce no país. “Seria o ideal que, ao apresentar um padrão de voz diferente e persistente, a pessoa procure um especialista. Pode ser um otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo, pois a rouquidão persistente já pode ser um indício de lesão na prega vocal e deve ser avaliada por um exame de viodelaringoscopia”, alerta.
Quanto mais precoce for o diagnóstico de um tumor maligno na laringe, maior é a probabilidade e preservação da laringe. Nesses casos, comenta o especialista, a tomada de decisão por uma laringectomia total ou parcial depende do grau de comprometimento do órgão. “Se for apenas em uma prega vocal, o cirurgião pode optar pela cirurgia parcial, pois já menor risco de impactar na capacidade do paciente de deglutição e fonação”, orienta.
Quando a doença é diagnosticada na fase mais inicial, ainda restrita à laringe, as chances de cura (o paciente estar vivo cinco anos após o tratamento) são de 78,9%, aponta o levantamento SEERS, do Instituto Nacional de Câncer, dos Estados Unidos. Quando a doença se espalha para os linfonodos a taxa de cura cai para 47,7%. Em casos de metástase, registra taxa de 34,4%. No mundo, foram registradas mais de 103 mil mortes por câncer de laringe em 2022, segundo a Agência Internacional para Pesquisa do Câncer da Organização Mundial da Saúde (IARC/OMS).
SINAIS E SINTOMAS
Os principais sintomas de câncer de laringe, que podem variar de acordo com a localização e estágio da doença, são:
* Rouquidão ou alterações na voz;
* Dificuldade para engolir alimentos ou sensação de algo preso na
garganta;
* Dor de garganta ou de ouvido persistentes;
* Caroço no pescoço;
* Tosse constante;
* Problemas respiratórios;
* Perda de peso sem motivos.
Ressalta-se, ainda, que os sintomas em si podem não ter relação com o câncer de laringe, mas não se pode descartar a possibilidade e o ideal é consultar um médico especialista para uma avaliação mais minuciosa.
Prevenção do câncer de laringe
* Não fumar nenhum produto e evitar o tabagismo passivo
* Evitar o consumo excessivo e constante de bebidas alcoólicas
* Manter o peso corporal adequado
* Cuidar da saúde da voz
Texto por Dr. Carlos Eduardo Santa Ritta | Redação Saúde Minuto