O que é brotoeja?
- Sofia Kuhlmann
- 07/02/2025
- Dermatologia Saúde
A brotoeja, conhecida também como miliária, é uma condição dermatológica comum que afeta pessoas de todas as idades, especialmente em situações de calor e alta umidade. Ela se caracteriza pela obstrução das glândulas sudoríparas, o que resulta na retenção do suor e na ruptura dos ductos das glândulas, causando o aparecimento de “bolinhas” na pele. A dermatologista Luciana Gurevich, diretora Clínica da Doutor Ao Vivo, nos ajuda a entender sobre essa condição.
O que causa a brotoeja?
As principais causas da brotoeja estão ligadas a ambientes quentes e úmidos, onde a pele não consegue se resfriar adequadamente. A Dra. Luciana aponta os seguintes fatores:
- Exposição prolongada a altas temperaturas;
- Roupas que dificultam a eliminação do suor;
- Atividade física intensa;
- Quadros de febre.
“Esses fatores favorecem o surgimento das lesões, uma vez que a sudorese excessiva não encontra uma forma eficiente de ser eliminada da pele, resultando no bloqueio das glândulas sudoríparas”, diz a dermatologista.
Como cuidar da brotoeja?
Na maioria das vezes, a brotoeja desaparece sozinha com o controle adequado do calor e da umidade. Contudo, a Dra. indica algumas medidas que podem ser adotadas para acelerar a recuperação e aliviar o desconforto:
- Manter o ambiente fresco e ventilado;
- Usar roupas leves e frescas, preferencialmente de tecidos naturais;
- Evitar banhos muito quentes e/ou demorados;
- Caso necessário, utilizar cremes secativos ou corticoides de baixa potência (busque orientação médica!).
A brotoeja é grave?
Em geral, a brotoeja não é considerada uma condição grave e tende a desaparecer com o tempo, especialmente quando o calor e a umidade são controlados. No entanto, em casos raros, complicações podem surgir se a irritação for muito intensa ou se houver infecção secundária devido ao coçar excessivo. Neste caso, procure ajuda e orientação profissional.
Quem está mais propenso a ter brotoeja?
A Dra. Luciana Gurevich explica que, embora a brotoeja seja mais comum em bebês e crianças pequenas, qualquer pessoa pode desenvolver a condição, especialmente nessas situações de calor extremo e muita exposição ao suor.
Onde a brotoeja é mais comum?
As lesões da brotoeja geralmente surgem nas áreas do corpo mais propensas ao suor, como:
- Tronco;
- Pescoço;
- Axilas;
- Nádegas;
- Virilha;
- Atrás do joelho (fossa poplítea).
A brotoeja é uma condição temporária e geralmente não oferece riscos graves. Com alguns cuidados simples e, se necessário, o auxílio médico adequado, é possível controlar a irritação e acelerar a recuperação. Se aquelas “bolinhas” vermelhas e irritadas aparecem na sua pele, mantenha a região fresca e seca, e, em caso de dúvidas ou complicações, consulte um profissional!
Profissional Consultado: Dra. Luciana Gurevich, dermatologista e diretora Clínica da Doutor Ao Vivo
Texto por: Sofia Kuhlmann | Redação Saúde Minuto | Editado por: Rafaela Navarro