Por que escolher a gastroplastia endoscópica?
- Redação Saúde Minuto
- 08/04/2025
- Bem-estar Saúde
Tá na briga com a balança faz tempo? Que tal um procedimento menos invasivo e com resultados comprovados? A gastroplastia endoscópica pode ser a solução que você procura!
O que é a gastroplastia e por que ela funciona?
A gastroplastia endoscópica reduz o volume do estômago através de sutura interna, feita via endoscopia – ou seja, sem cortes e sem cirurgia invasiva. Segundo um estudo da Faculdade de Medicina da UFMG, o procedimento tem uma eficácia de 87,5% para a perda de peso sustentada.
Indicado para quem tem sobrepeso, ou seja, IMC > 26 esse método permite uma recuperação super-rápida. Os pacientes recebem alta no mesmo dia e podem voltar à rotina em menos de uma semana.
Menos riscos e sem prejuízo nutricional
A gastroplastia não interfere na absorção de nutrientes. “Se comparada à cirurgia bariátrica, método mais comumente utilizado para perda de peso, a gastroplastia tem a vantagem de não trazer deficiências para a absorção de nutrientes”, explica o Dr. Eduardo Grecco, cirurgião do aparelho digestivo.
Além disso, os riscos são mínimos. “Como em qualquer procedimento sob anestesia geral, existem riscos anestésicos, mas eles são muito baixos. Entre os 189 pacientes analisados, nenhuma complicação grave foi relatada”, destaca o especialista.
Resultados que duram
Um dos grandes diferenciais da gastroplastia é que os resultados são sustentáveis. Os participantes do estudo mantiveram mais de 20% de perda de peso corporal ao longo de quatro anos.
Outros métodos como o balão intragástrico, por exemplo, podem levar ao ganho de peso após 12 meses. “A gastroplastia endoscópica é uma técnica mais recente e menos invasiva, que permite uma abordagem mais personalizada e segura para a perda de peso”, completa o Dr. Grecco.
Quem pode fazer e qual a expectativa de perda de peso?
A gastroplastia é ideal para pacientes com IMC entre 30 e 34,9, que já tentaram perder peso com dieta e exercícios, mas sem sucesso.
A expectativa de perda de peso varia, mas muitos pacientes registram redução significativa já nos primeiros meses.
Mudança de hábitos ainda é essencial!
Não adianta nada passar pelo procedimento e continuar sem se exercitar ou mantendo uma alimentação desregulada. A gastroplastia é um grande empurrão, mas hábitos saudáveis são fundamentais para manter os resultados.
Se você quer perder peso sem passar por uma cirurgia invasiva e com recuperação rápida, a gastroplastia endoscópica pode ser o caminho certo para você!
Profissional consultado: Dr. Eduardo Grecco, gastrocirurgião
Texto por: Rafaela Navarro | Redação Saúde Minuto