Tem ‘orelha rasgada’? Saiba como corrigir o alargamento do lóbulo
- 333 Views
- Rafaela Navarro
- 28/11/2024
- Beleza
Um brinco grande transforma o look, mas como evitar a temida “rasgadinha”? A cirurgiã plástica Dra. Cintia Rios explica como fortalecer o lóbulo e corrigir furos alargados
O lóbulo da orelha, a parte macia onde colocamos os brincos, é um tecido naturalmente mais frouxo. Com o tempo, idade, perda de colágeno ou pelo peso das joias, é comum que o furo do brinco ou alargador se amplie. Isso não significa que o lóbulo esteja rasgado, mas sim que o tecido cedeu – é exatamente isso que cria a impressão de um “rasgo”.
Para corrigir esse problema, existe a lobuloplastia. Ela é uma cirurgia simples, realizada com anestesia local, que consiste em unir as bordas do tecido da orelha.
A fim de evitar problemas ao refazer o furo na orelha, a Dra. Cintia explica que, após o procedimento, é recomendado esperar “de quatro a seis meses” antes de furar novamente a orelha”. A cicatriz não tem a mesma resistência da pele normal e há um risco maior de rasgar novamente – recidiva -, portanto, é recomendado escolher um novo local de furo, em uma área de pele saudável.
Além da correção cirúrgica, é possível fortalecer o lóbulo utilizando bioestimuladores de colágeno, como o ácido hialurônico. Esse tratamento é especialmente indicado para mulheres acima de 45 ou 50 anos, durante a menopausa, ajudando a recuperar a firmeza e o volume natural do lóbulo.
Pela simplicidade do procedimento, o procedimento cirúrgico da lobuloplastia costuma durar, aproximadamente, de 30 a 60 minutos, e não existe necessidade de fazer jejum pré-operatório.
Vale lembrar que o médico-cirurgião plástico é o profissional habilitado para realizar a avaliação. É ele quem indica a melhor intervenção para correção do alargamento do lóbulo.
Profissional consultada: Dra. Cintia Rios, médica-cirurgiã plástica da Clínica SER Cirurgia Plástica.
Texto por: Rafaela Navarro | Redação Saúde Minuto | Editado por: Francisco Varkala