LER: causas e acupuntura como tratamento complementar
- Redação Saúde Minuto
- 28/02/2025
- Acupuntura LER Saúde
As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) é uma das doenças mais prevalentes que afetam os trabalhadores brasileiros. De acordo com uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde, em um espaço de 9 anos, 67.599 casos de LER foram notificados. A LER é um problema cada vez mais comum, especialmente entre pessoas que realizam movimentos repetitivos ou permanecem em posturas inadequadas por longos períodos. Esse tipo de lesão afeta músculos, tendões e nervos devido ao esforço contínuo e à sobrecarga de determinadas partes do corpo, causando dor, inflamação e até dificuldades de movimento. Embora os tratamentos convencionais sejam importantes, a acupuntura tem se mostrado uma opção terapêutica eficaz e complementar para aliviar os sintomas e acelerar a recuperação. O Dr. André Tsai, ortopedista e acupunturista, vice-presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, nos ajuda a entender sobre as LER.
O que é a LER?
A LER ocorre quando há um esforço repetitivo e contínuo em áreas do corpo, como mãos, ombros, pescoço e coluna. Atividades cotidianas, como digitar por longas horas, usar o mouse, mexer constantemente no celular, além de realizar tarefas repetitivas em linhas de produção ou enfrentar situações de estresse excessivo, podem ser gatilhos para o desenvolvimento dessas lesões.
Tratamentos convencionais para LER
O tratamento tradicional da LER geralmente inclui fisioterapia, medicamentos anti-inflamatórios e ajustes ergonômicos no ambiente de trabalho. O Dr. Tsai afirma que “embora esses tratamentos possam ser eficazes, nem sempre oferecem um alívio completo e duradouro. Por isso, terapias complementares, como a acupuntura, têm se tornado cada vez mais populares como forma de auxiliar na recuperação.”.
Como a acupuntura funciona no tratamento da LER?
O Dr. André Tsai explica que a acupuntura ajuda a aliviar a dor estimulando a liberação de endorfinas, reduzindo as inflamações nas áreas afetadas, promovendo o relaxamento muscular e acelerando a recuperação, uma vez que melhora a circulação sanguínea e favorece a regeneração dos tecidos danificados. O diferencial da acupuntura é que ela é um tratamento não medicamentoso com poucos efeitos colaterais, quando executada por profissional especializado.
Além de aliviar os sintomas, a acupuntura também pode contribuir para a prevenção dessas dores, juntamente com a melhora da postura do paciente e a adoção de pausas regulares durante essas atividades repetitivas. No final do tratamento, os pacientes geralmente sentem uma sensação de bem-estar geral, promovendo a saúde tanto física quanto mental.
Texto por: Sofia Kuhlmann | Redação Saúde Minuto