5 benefícios do chocolate que você não sabia
- Redação Saúde Minuto
- 07/07/2022
- Nutrição Vanessa Lobato
Ação protetora na pele
O cacau é rico em flavonóides que são antioxidantes, com propriedade de proteger as células de agentes oxidantes, responsáveis por agredirem a pele. Em um estudo realizado em 2006, foi demonstrado que o consumo de cacau ajudou a aumentar a circulação local, proporcionando melhor distribuição de nutrientes à pele; e melhorou a proteção antioxidante, além de melhorar a hidratação da pele.
Proteção cardíaca
O cacau contém catequinas semelhantes às do chá verde, e por isso modulam a agregação plaquetária, resultando numa proteção à saúde cardiovascular.
Ação estimulante
O cacau também é rico em cafeína, componente que possui ação estimulante.
Esse tipo de chocolate é ótimo para ser consumido para o dia, mas é bom evitar o seu consumo noturno.
Ação cognitiva
Um outro importante componente do cacau é a Teobromina, que é do mesmo grupo da cafeína. Estudos sugerem uma relação positiva entre a teobromina e a saúde cognitiva. Ela causa efeitos estimulatórios mais suaves comparados ao da cafeína, diminuindo os efeitos colaterais como insônia e tremores. E, a teobromina
leva ao aumento da atividade neural, melhorando o humor e a cognição.
Ação no bem-estar
Outro ativo importante presente no cacau é o Triptofano, matéria prima para produzir serotonina – um hormônio importantíssimo, pois é responsável pela sensação de bem-estar.
Vale ressaltar que todas as propriedades positivas do chocolate estão no cacau, sendo assim, quanto mais cacau, melhor! Melhor do que abusar é moderar o consumo.

Vanessa Lobato
Nutricionista