Acupuntura no combate à obesidade
- Julia Esaki
- 27/09/2024
- Acupuntura Bem-estar Saúde
Acupuntura no combate à obesidade
A acupuntura é uma terapia de origem chinesa que utiliza agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e auxiliar na qualidade de vida. Essa prática é muito conhecida por ajudar no alívio da ansiedade, rinite, dores de cabeça e nas costas.
Esse tratamento não envolve a intervenção de medicamentos, sendo indicado para pessoas que têm alergia a remédios. Outra indicação da acupuntura é para o tratamento de pessoas obesas. Mas como funciona?
Acupuntura para Obesidade
A obesidade é uma doença que afeta milhares de brasileiros, e existem diversas maneiras de ajudar a manter uma saúde equilibrada, uma delas sendo a acupuntura.
Segundo a acupunturista e fisioterapeuta Carol Lisboa, a acupuntura ajuda na eliminação de toxinas, líquidos em excesso e gorduras localizadas. Além disso, como o excesso de peso pode estar associado a problemas psicológicos, a acupuntura trabalha com pontos que diminuem o estresse emocional e a ansiedade.
“Existem pontos de acupuntura que estimulam o corpo a ter a sensação de saciedade, diminuindo assim a fome”, afirma Carol. Quando as pessoas buscam o emagrecimento, geralmente as agulhas são colocadas em pontos estratégicos na área do baço, estômago e coração.
A recomendação para o tratamento com acupuntura é de duas vezes por semana, mas pode ser adaptada de acordo com a queixa e os sintomas do paciente. Os resultados também dependem de pessoa para pessoa. Segundo a acupunturista, “cada paciente responde em um determinado tempo, mas o mínimo são 10 sessões”.
A acupuntura é indicada para todos; no entanto, há certos pontos que não são recomendados para algumas pessoas. Por isso, é importante sempre consultar um profissional. Carol conta que é muito raro ter efeitos colaterais, mas, se ocorrerem, os principais são enjoo e queda de pressão.
Fica o alerta de que “a acupuntura não substitui dieta e exercícios; ela entra no tratamento para potencializar a melhora do paciente”, finaliza Carol Lisboa.
Texto por Julia Esaki| Redação Saúde Minuto| Editado por Charlotte Chamouton
Para mais informações sobre acupuntura clique na tag “Acupuntura” no topo da página, ou clique aqui.
Clique nas tags no topo da página para explorar os diversos assuntos disponíveis no portal, incluindo Saúde, Bem-Estar, Beleza, Nutrição, Curiosidades, Assuntos Delicados e muito mais.