Risco de infarto aumenta 13% na segunda-feira
- 739 Views
- Redação Saúde Minuto
- 12/06/2023
- Cardiologia Marcelo Cantarelli Video
A segunda-feira pode ser um dia desafiador para muitas pessoas, especialmente por marcar o término de um fim de semana. Recentemente, um estudo revelou um aumento no risco de infarto nesse dia da semana.
Dr. Marcelo Cantarelli:
“Sobre o aumento dos infartos em uma segunda-feira e os resultados de um estudo irlandês que indicam um aumento de 13% no risco de infarto nesse dia, sabemos que existe um ritmo circadiano do coração e do aparelho cardiovascular. Nessas ocasiões, as chances de ocorrerem eventos cardíacos são maiores. Durante as madrugadas e manhãs, quando acordamos, a pressão arterial e a frequência cardíaca estão mais altas.
Entretanto, na segunda-feira, isso pode estar associado a um maior estresse, especialmente por ser o início da semana de trabalho. Também há abusos relacionados à alimentação e ao consumo de bebidas alcoólicas durante o final de semana, o que sabemos que aumenta as chances de arritmias.
O infarto do miocárdio se torna mais importante quando apresenta sintomas como dor no peito, sensação de aperto ou queimação, que podem se irradiar para o braço, principalmente o braço esquerdo, região da mandíbula, costas ou região da boca do estômago. Normalmente, esses sintomas são acompanhados por enjoo, podendo levar a vômitos, tontura, mal-estar, cansaço, falta de ar, sensação de desmaio e sudorese fria, ou seja, uma sudorese inexplicável. Esses são sinais de infarto. É importante ressaltar que se a dor não melhorar em 20 minutos, é necessário procurar ajuda médica imediatamente.”
INSCREVA-SE no nosso canal e ATIVE as notificações!