Benefícios da masturbação feminina para a saúde
- Redação Saúde Minuto
- 21/05/2021
- Assuntos Delicados Thayná Pissaia
De acordo com estudos da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, somente 7,9% das mulheres entre 25 e 29 anos se masturbam de duas a três vezes por semana, enquanto entre os homens da mesma idade o número chega a 23,4%.
A masturbação, o ato de autoestimular os órgãos genitais, não deveria, mas ainda é um tabu. Principalmente quando falamos da prática feminina, muitas pessoas chegam até mesmo a julgar e criticar.
Mas você sabia que muito mais do que prazer, se tocar pode trazer uma série de benefícios para a saúde? Separamos os principais para você. Confira!
Alivia dores
Pois é, mas além de diminuir dores em geral, a masturbação tem efeitos ainda mais positivos nas dores do período menstrual.
Seja para prevenir ou aliviar os desconfortos desse período, o ato é recomendado especialmente durante o ciclo.
Melhora a imunidade
Pesquisadores do Departamento Médico de Psicologia da Universidade de Essen, na Alemanha, descobriram que os hormônios dopamina e oxitocina, liberados durante e prática, em conjunto potencializam os níveis de cortisol no sangue.
Além de benefícios para a imunidade, essa dupla hormonal também ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade.
Previne infecções
Por contribuir com as abertura do colo do útero, e liberar mucosidade e fluidos cervicais, a masturbação ajuda a prevenir infecções.
Alguns estudos também sugerem que até mesmo endometriose, doença que pode causar a infertilidade, pode ser prevenida.
Texto por: Thayná Pissaia