Como retirar as cutículas
- Redação Saúde Minuto
- 08/04/2025
- Beleza Bem-estar Saúde
Ser perguntada no salão se quer tirar as cutículas já virou rotina para quem gosta de cuidar das unhas… Mas, isso pode prejudicar a saúde delas?
Quem esclarece tudo sobre o tema é a Dra. Talita Pompermaier, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e vice-presidente da SBD-MT.
A cutícula não está ali por acaso! Ela atua como uma barreira natural de proteção contra a entrada de bactérias e fungos na matriz da unha — ou seja, no local onde a unha é formada. “Remover essa proteção pode deixar a área vulnerável e aumentar o risco de infecções”, explica a Dra. Talita.
A especialista explica que, ao empurrar a cutícula com cuidado — de forma suave e com a pele amolecida, como após um banho morno ou o uso de amolecedores — não há riscos para a saúde das unhas. Nada de forçar ou agredir a região com instrumentos pontiagudos!
Se ainda assim você optar por retirar a cutícula, a Dra. Talita orienta que o ideal é evitar o corte completo. “Use instrumentos esterilizados e remova apenas o excesso, sem ultrapassar a linha natural da pele. E o mais importante: mantenha a região sempre hidratada”, recomenda.
A remoção, em si, não enfraquece diretamente a unha, mas pode facilitar a entrada de germes que prejudicam a saúde da matriz. Isso, com o tempo, pode impactar o crescimento e a resistência da unha.
A principal dica da dermatologista é a hidratação constante com cremes ou óleos específicos. Além disso, proteger as mãos com luvas ao fazer tarefas domésticas e evitar cortes agressivos ajudam a manter a saúde das unhas e cutículas em dia.
Profissional consultado: Dra. Talita Pompermaier, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e vice-presidente da SBD-MT.
Texto por: Rafaela Navarro | Redação Saúde Minuto