Por que é preciso tomar a vacina da gripe todos os anos?
- 156 Views
- Redação Saúde Minuto
- 04/07/2024
- Bem-estar Saúde
Atualização constante protege as pessoas das formas graves da doença, que podem causar pneumonia e prejudicar seriamente a saúde.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 3 e 5 milhões de pessoas desenvolvem a forma grave da gripe no mundo todos os anos, o que pode prejudicar seriamente o funcionamento dos pulmões e causar pneumonia. Assim, a melhor maneira de prevenir que o quadro grave de gripe ocorra é por meio das campanhas anuais de vacinação, que reforçam as defesas do corpo contra as novas mutações do vírus que causam a doença.
“A gripe é uma infecção respiratória provocada pelo vírus da Influenza, que tem uma grande facilidade de sofrer mutações sazonais. Isso quer dizer que, de tempos em tempos, ele se apresenta com uma nova composição e pode causar sintomas diferentes das gripes anteriores, aumentando as chances de a população desenvolver as versões graves da doença caso não esteja devidamente protegida”, explica a Dra. Luísa Chebabo, infectologista dos laboratórios Sérgio Franco e Bronstein, que fazem parte da Dasa.
Para evitar que isso aconteça, é essencial que a população reforce a dose da vacina da gripe ano após ano, já que é por meio dessa nova imunização que o organismo fica protegido das mais recentes mutações do vírus da Influenza. O apelo é ainda maior para crianças de até 6 anos, idosos e pessoas que fazem parte do grupo de risco (composto por mulheres grávidas e puérperas, imunossuprimidos, transplantados e profissionais de saúde).
“A Influenza se apresenta nos tipos A, B, C e D, sendo os dois primeiros os mais comuns nas épocas de gripe. Entre os principais sintomas da doença estão febres que começa de forma abrupta; dor de cabeça, muscular e/ou nas articulações; tosse, principalmente seca; dor de garganta; coriza e mal-estar”, detalha a especialista.
Na maioria dos casos, os sinais duram entre uma e duas semanas e melhoram diante de repouso, mas nos casos em que a infecção evolui para sua forma grave, o paciente pode apresentar síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e pneumonia, de modo que necessita de avaliação médica quanto antes para iniciar o tratamento especializado.
Além de manter a vacinação sempre atualizada, outras formas de prevenir a gripe incluem hábitos do dia a dia, como higienizar as mãos antes e depois das refeições, ao tossir e espirrar e ao chegar em casa; não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres; e fortalecer o sistema imunológico por meio de alimentação saudável e prática de exercícios físicos frequentes.
Texto por Dra. Luísa Chebabo| Redação Saúde Minuto