Pum: o que cada tipo pode revelar sobre o funcionamento do seu corpo
- Iara Machado
- 10/09/2025
- Bem-estar Curiosidades Saúde
Todo mundo solta pum, isso é fato. Mas você sabia que o tipo de pum pode dizer muito sobre a saúde do seu intestino? O corpo naturalmente produz gases durante a digestão e a fermentação dos alimentos, e também não há um limite saudável de quantos puns soltar, o estranho fica quando dores começam a incomodar.
Segundo a Dra. Flora Fortes, gastroenterologista da Clínica Cliagen, “É normal eliminarmos gases ao longo do dia. O que merece atenção é quando o paciente começa a apresentar desconfortos como dores abdominais, inchaço ou alterações no ritmo intestinal”, explica.
Pum barulhento ou silencioso: tem diferença?
Apesar da dúvida ser comum, a origem dos gases é a mesma, independentemente do som que fazem ao serem liberados. “O que vai mudar é apenas a forma como esse gás é expelido”, esclarece a médica.
O que o cheiro do pum pode indicar?
Se o cheiro é muito forte, o sinal pode estar na alimentação. De acordo com a Dra. Flora, o cheiro mais forte é normalmente relacionado à presença de enxofre nos alimentos ingeridos, principalmente aqueles que são ricos em proteínas ou, como alho, cebola, couve-flor, ovos, brócolis e repolho.
Prender o pum faz mal?
A resposta, segundo a Dra. Flora, é que segurar os gases não traz grandes prejuízos à saúde. Mas, segurar o pum por longos períodos pode causar desconforto. “Alguns pacientes relatam sensação de inchaço e dor abdominal por conta da retenção dos gases. Por isso, o ideal é respeitar o próprio corpo e encontrar um momento apropriado para liberá-los”, orienta.
Quando procurar ajuda médica?
Se o pum vem acompanhado de dor intensa, inchaço frequente, mudanças bruscas no funcionamento do intestino ou odor muito fora do habitual, é importante buscar orientação especializada. Esses sinais podem indicar desde intolerâncias alimentares até doenças intestinais mais sérias.
Soltar pum é parte natural do funcionamento do corpo, a indicação é prestar atenção nos sinais pode ser uma forma eficaz de cuidar da sua saúde digestiva.