Receitas de Natal: Pasta de Beringela Tostada com Cebola Caramelizada | Alpha FM
- 1032 Views
- Redação Saúde Minuto
- 22/12/2021
- Bem-estar Saúde Video
O fim de ano chegou! Que tal se deliciar com receitas saborosas e saudáveis? Em uma sequência de vídeos em parceria com a Rádio Alpha FM, o apresentador e ex-Masterchef Raul Lemos ensina três receitas gostosas e práticas. A receita de hoje é pasta de berinjela tostada com cebola caramelizada, que pode servir de acompanhamento ou entrada.
Raul Lemos:
“Povo bonito, ouvintes, internautas da Alpha FM, que bom, estamos juntos aqui, seguinte, eu tenho três dicas que a gente vai dividir em três vídeos pra você fazer um no final do ano, clima de festas… seguinte, olhando um pouco mais pra saúde, mas tem aquele, né? Tem um conforto, tem uma gordurinha, todo mundo precisa disso pra dar alegria. Mas são coisas muito fáceis.
São produtos que mais estão em oferta no final de ano. Bom, vamos começar no seguinte, pode ser um acompanhamento ou uma entrada, mas vamos fazer uma berinjela defumada que a gente tostou na boca do fogão. Ô Editor, põe a imagem aí da nossa berinjela bonita antes e sem casca.
Então é o seguinte, tem aqui, uma berinjela descascada, bonitinha aqui, vou tomar cuidado com ela na tábua e ela soltou esse óleo, delícia aqui, isso aqui é puro creme de sabor, tá?
Então a gente vai deixar ela… tem na tábua pra ficar bonito, então, vamos começar, a gente vai usar alcaparra, vamos usar um pouco de limão, sal, obviamente pimenta do reino, azeite, cebola e um pouco de alho, certo? As medidas completas a gente põe na descrição aqui, mas geralmente meia cebola, dois litros de alho, é o mínimo que eu começo a trabalhar. Aí uma colher de sopa de alcaparra, meia rodela de mão, vamos usar um pouco de amêndoa laminada final do ano, estamos aqui, verba da produção da rádio, estamos juntos e vamos nessa. Eu já estou com uma frigideira aquecendo aqui, eu vou dar um turbo, vou colocar um pouco de azeite. O que eu vou fazer? Eu vou dar uma puxada num alho na cebola, eu geralmente gosto de sentir o alho cru em alguns preparos inclusive desses com berinjela, mas pra você dar um abraço gotoso no pala da sua família inteira, vamos dar uma puxadinha porque aí a gente dá uma “potencializadinha” no gosto. Então, vou entrar primeiro aqui, com um pouco de alho, pode ser um pouquinho mais, dente picadinho de alho, vamos dar uma “refogadinha” aqui, então põe o alho, isso é uma dica muito legal! Você que está me vendo aí, põe um alho no óleo frio, por quê? O alho é cheio de óleo, é química agora, é aquela aula que você dormiu no segundo colegial? Então vamos para o seguinte, os óleos se juntam na alta temperatura, eles têm a tendência de se aglomerar e virar um novo óleo. Essa é uma propriedade dos óleos. Então o que acontece? O calor tira o óleo do alho. Esse óleo cai no azeite borbulhante, bonitinho, quentinho e ele vira um novo óleo, o óleo saboreado. Quem disse que eu não sou a cultura também, tá vendo? Culinária, mano? Física? Pouco de matemática. E olha que bonitinho aqui. Vem aqui com o pé na minha frigideira aqui, quem é que vem você aqui? Olha que bonito, começou a borbulhar, tá vendo numa fritura saudável do óleo, porque o álcool não está muito quente, por isso a gente vai conseguir controlar melhor. Quando ele começar a parar de borbulhar é o ponto pra gente colocar a cebola, que é tipo agora, vou colocar a cebolinha picada aqui e vou deixar ela dar uma reduzida. Assim que ela murchar, eu nesse ponto aqui do “sofrito” olha que bonito, eu gosto de temperar o que a gente tá fazendo, então eu tenho um temperinho aqui tá bonitinho aqui que a gente fez no Mortazzo que é uma mistura de coentro em grão, cominho em grão moído um pouco de tomilho seco, um pouco de orégano e um pouco de semente de mostarda. Essa tem um temperinho, que eu faço sempre. Raul não tenho esse mito de tempero. Põe o tempero que você mais gostar. É super barato em qualquer tipo de especiaria, porque a gente vai em uma linha de sabor um pouco mais mediterrânea por causa da alcaparra, mas ele recebe tudo que você quiser colocar de especiaria, até curry, hein? Vai na minha.
Olha que bonito isso aqui ó, começou a suar gola aprendiz com o chefe carioca “cebola sua quer ficar refogadinha?” Olha a cebola já deu uma “refogadola”, eu vou pegar um pouco do nosso tempero e agora eu vou desligar a frigideira, desliguei o fogo, não preciso mais desse calor todo e vou usar a frigideira aqui pra temperar. Porque é o seguinte, essa berinjela você pode comer ela quente, mas eu recomendo que você “vem na minha aqui, coma ela gelada”.
Vamos fazer? Põe na geladeira, dá rendida porque ele curte e aí você põe na mesa na hora da refeição, explosão de sabores, pastinha, pãozinho, arroz, cuscuz marroquino que é o outro vídeo. Fica com a gente, né?
Olha que bonito, parou de refogar, eu coloquei um pouco do meu temperinho aqui, eu vou colocar nesse momento aqui também agora um pouco de sal, um pouquinho de pimenta do reino aliás, pacote zero da cozinha é ter sal. Pimenta do reino e azeite. Pode ser óleo também, tá? Olha que bonito isso aqui. Dá um belo dorso frito. O que eu vou fazer? Vou pegar a minha amiga berinjela aqui, vou dar tempo para o câmera chegar aqui meu brother, eu vou pegar na tábua mesmo aqui, eu vou dar uma cortada grossa assim, só pra dar um uma dividida nela, vou pegar tudo que tem em cima dessa tábua e vou tacar na frigideira.
Com todo esse líquido maravilhoso aqui, que é o caldo defumado berinjela, que a gente consegue quando você tosta ele na boca do fogão, na brasa, pra fazer churrasco, põe lá no carvão com cuidado, tá? Porque queima, fica quente, olha que bonito isso aqui a gente dá uma misturada, cai isso aqui, é simples, é tão gostoso.
Esse negócio de tostar as coisas da boca do fogão é amor, olha que bonito, a gente vai misturando, eu até deixei de propósito aqui um pedaço da berinjela com a casca que é o seguinte, a casca cozinhou, então ela estava “palatada”, quando ela fica muito queimada ela pode amargar então você tira, tem um pedaço de casca um pouco cozido na hora que acaba a gente come casca de berinjela né? Isso aí então tá tranquilo. Olha que bonito agora, agora eu vou pegar limão, ALCA parrinhas, uma coisa importante aqui nessa receita. Eu não fritei alcaparra na gordura que eu não queria aquela salgasse e deixasse muito poderoso a mistura, né? Com muito poder de alcaparra, porque eu não quero brigar muito com a coisa da Berinjela, então eu vou botar o Caparra agora pra ela ser aquele sabe? Aquele amigo, o salgadinho e tudo mais, pode botar um pouquinho da água dela que ajuda a salgar, olha que legal. Mistura um pouco da alcaparra, agora eu vou espremer meio limão aqui não sei se aqui não tem semente, vamos nessa é nós. Essa relação com o médico cinegrafista, espreme meio limão que coisa mais linda, dá uma mexida. Agora eu vou testar o sal, torcer pra ficar pronto que isso aqui tá bom agora, mas amanhã isso vai ter esse conjunto sabores, deixa eu fazer um aqui olha que bonito. Essa parte aqui é tudo “tostadinha”, tá vendo? se alcaparra entra no começo ela aromatiza demais agora ela tá só ajudando e eu tenho um defumado, um salgadinho, um festival de humami, agora vamos fazer ele ficar bonito ó, seguinte, vamos ver aqui vou montar, vou te ensinar a montar pra você botar na mesa, né? Então, a gente vai usar agora amêndoa laminada e eu dei uma “tostadinha” nela na frigideira, fogo bem baixo, põe lá na frigideira, vai dando uma salteadinha até ela mudar de cor tem que ser bem baixo porque amêndoa tem óleo, ferve de dentro pra fora, pode queimar. Então eu já fiz as vinhas aqui “tostadolas”, que belo ou não tenho amêndoa, tá curto o orçamento, castanha de caju, amendoim fica explosão de sabor castanha no Brasil, pode fazer se tiver aí vai super bem. Então vamos fazer um uma montagem da nossa berinjelinha aqui, um ante pastinho de berinjela que pode ser acompanhamento do próximo prato, que é no próximo vídeo. Então, assiste tudo, tá?
Comenta aí, conta pra todo mundo.. aí a gente vem aqui, pega nossas amêndoas, e eu sempre falei que eu tinha raiva do pessoal que falava “pega as nossas” é meu eu estou cozinhando, vou pegar aqui a minha amêndoa joga o “amendinho” em cima assim, por quê? Dá “crocância” e amêndoa tem um sabor que vai compor todo a percepção. Aí a gente vem com uma azeitada servida, se quiser botar um salzinho em cima assim, o flor de sal. Povo bonito, ainda bem que você está me assistindo aqui, mas eu poderia contar isso na rádio pra você, “olha vai ser bonito”, podemos chamar de uma entrada, berinjela tostada, alcaparra, ao limão, com amêndoas laminadas “tostadinhas”, puro sabor, um negocinho diferente pra você fazer na ceia ou no almoço… Quer conquistar o crush? Isso é comida de crush hein? Dá um impacto bonito, fica bem no vídeo. Vem aqui, faz, “ai, cozinha ainda, que delícia”. Então, é isso. Bonitos, vou pro próximo, outro vídeo, a gente volta com outra receita acompanha mesmo que a gente vai liberar assim pra você ficar com vontade. Então vou compor um mini jantarzinho pra você, assiste todos os vídeos, muito obrigado, a gente se vê por aí, a gente se ouve por aí, estou até fazendo forno pra entrar nesse rolê aí.
Até mais.”
INCREVA-SE em nosso canal e ATIVE as notificações!