Vacina contra bronquiolite chega ao Brasil
- Redação Saúde Minuto
- 02/10/2024
- Pediatria Saúde Últimas notícias
Aprovada pela Anvisa em abril, a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), responsável por infecções como a bronquiolite infantil, chega ao sistema particular de saúde brasileiro.
O que é o Vírus Sincicial Respiratório?
Antes característico das estações mais frias, o VSR, que causa infecções do trato respiratório, está em circulação no Brasil desde o início do verão, provocando doenças respiratórias, principalmente em crianças de 0 a 4 anos. O vírus é transmitido pelo ar, aumentando sua capacidade de contaminação.
A pediatra e neonatologista Dra. Tatiana Cicerelli Marchini explica que “trata-se de um vírus que não confere imunidade por longo período e você corre o risco de infecção mais de uma vez ao longo da vida, o que torna comuns as reinfecções”.
Vacina contra o VSR:
Aprovada em abril de 2024 pela Anvisa, a vacina Abrysvo, da Pfizer, chega à rede de saúde particular brasileira, sendo indicada para idosos e bebês. Ambos os grupos são os mais suscetíveis e vulneráveis a infecções respiratórias decorrentes do VSR. Na imunização de bebês, a vacina pode ser aplicada na gestante entre o segundo e o terceiro trimestre. A Pfizer também solicitou a inclusão da vacina no Programa Nacional de Imunizações para disponibilidade nos postos de saúde pública e aguarda apenas a aprovação do Ministério da Saúde.
Como se prevenir?
As principais indicações do pediatra Dr. Werther Brunow de Carvalho para evitar a infecção envolvem: manter uma boa ventilação nos ambientes frequentados, reforçar a higiene das mãos, assegurar um bom nível de hidratação ao longo do dia e evitar transições entre ambientes com diferença expressiva na temperatura (choque térmico).
O pediatra alerta que os sintomas iniciais são parecidos com os do resfriado comum, como tosse, obstrução nasal, coriza e, às vezes, chiado no peito, durando, em média, entre 3 e 15 dias. Porém, um indicativo de gravidade é a dificuldade para respirar e a falta de ar. É essencial procurar profissionais de saúde para assegurar o bem-estar na fase de imunização e de recuperação de crianças e outros grupos vulneráveis.
Texto por Charlotte Chamouton| Redação Saúde Minuto
Para mais atualizações sobre o mundo da saúde clique na tag “Últimas Notícias” no topo da página, ou clique aqui.
Clique nas tags no topo da página para explorar os diversos assuntos disponíveis no portal, incluindo Saúde, Bem-Estar, Beleza, Nutrição, Curiosidades, Assuntos Delicados e muito mais.