A touca fria e seus benefícios na queda de cabelo durante a quimioterapia
- Redação Saúde Minuto
- 09/10/2024
- Oncologia Saúde
A touca fria e seus benefícios na queda de cabelo durante a quimioterapia
Saiba as principais informações sobre o tratamento que promete reduzir de 40% a 60% a queda de cabelo durante a quimioterapia.
A perda de cabelo gradualmente é um dos efeitos mais comuns e temidos pelos pacientes durante o processo de quimioterapia. A quimioterapia afeta principalmente as células novas, causando a queda de cabelo, conhecida como alopecia. Junto com a perda dos fios, ocorre a queda da autoestima. Por esse motivo, o “capacete frio” ou touca gelada é uma solução para diminuir a queda de cabelo em pessoas em tratamento quimioterápico. Mas será que ela realmente funciona?
Como funciona?
A touca gelada é um aparelho que resfria o couro cabeludo minutos antes da quimioterapia. Segundo a Dra. Fernanda Ronchi, professora de Oncologia da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR) e oncologista do Hospital Mackenzie, “a touca é um acessório elástico que deve manter a temperatura do couro cabeludo em torno de 11 graus”.
“O seu funcionamento envolve a vasoconstrição, que faz com que os vasos sanguíneos encolham, reduzindo o fluxo sanguíneo na região do couro cabeludo”, afirma a doutora. Com a vasoconstrição, resulta a diminuição da quimioterapia nas células do couro cabeludo.
Por quanto tempo se deve utilizar?
Nas redes, é muito comum ensinar a fazer uma touca caseira; no entanto, a doutora alerta que “é mais apropriado utilizá-la na sala de quimioterapia e não em casa, pois a touca deve ser colocada 30 minutos antes do início da quimioterapia e retirada somente 60 minutos após a infusão”.
É para todos os tipos de câncer?
A touca não é eficaz para todos os tipos de tratamentos de quimioterapia. “A única contraindicação é para tumores que possam ter implantes no couro cabeludo. Assim, para pacientes com linfoma ou leucemia, não recomendamos o uso da touca, pois há risco de comprometer falhas de tratamento na região do couro cabeludo”, afirma a doutora Fernanda.
Tem efeitos colaterais?
O aparelho, por ser muito gelado e apertar a cabeça, pode causar dor de cabeça ou mal-estar. A oncologista relata: “Já tive uma paciente que não conseguiu tolerar, mas, na maioria dos casos, os pacientes conseguem usar sem problemas.” Durante o uso, é indicado evitar tratamentos químicos e tintura.
Os principais benefícios
Os benefícios são muito marcantes para os pacientes que se sentem mais fortes para passar pelo tratamento. Segundo a doutora Ronchi, “a preservação do cabelo tem um impacto muito forte na imagem pessoal, especialmente para as mulheres. A queda de cabelo pode levar a uma diminuição da autoestima, fazendo com que a paciente não se reconheça no espelho e se sinta doente.”
Com a touca, é possível reduzir de 40% a 60% a queda de cabelo, mantendo não apenas o cabelo, mas também a autoestima. “As pacientes que conseguem preservar o cabelo têm uma melhor aceitação psicológica durante o tratamento e não enfrentam o estigma associado à aparência de um paciente oncológico”, finaliza a oncologista.
Texto por Julia Esaki| Redação Saúde Minuto| Editado por Charlotte Chamouton
Para mais informações sobre oncologia clique na tag “Oncologia” no topo da página, ou clique aqui.
Clique nas tags no topo da página para explorar os diversos assuntos disponíveis no portal, incluindo Saúde, Bem-Estar, Beleza, Nutrição, Curiosidades, Assuntos Delicados e muito mais.