Atividades e Exercícios que Podem Ajudar na Prevenção do Alzheimer
- Fabricio Colli
- 15/10/2024
- Saúde
Como o incentivo de alguns hábitos pode auxiliar no tratamento e cuidado da condição
O “mal de Alzheimer” é uma doença progressiva que afeta principalmente a memória e pode causar confusão mental, provocando deterioração cognitiva naqueles que desenvolvem essa condição. A doença de Alzheimer não tem cura, portanto, o tratamento consiste no uso de medicamentos que melhoram a cognição do indivíduo e na utilização de suplementos alimentares. No entanto, algumas práticas e atividades podem ser extremamente importantes na prevenção e no combate a essa enfermidade.
Tanto exercícios físicos quanto atividades cognitivas são hábitos que ajudam a manter o corpo e a mente saudáveis. Muitas vezes, tais práticas são mais recomendadas para controlar o avanço da doença. Um estudo publicado na revista especializada Neurology revela que atividades que estimulam a mente, como leitura ou montagem de quebra-cabeças, podem adiar o surgimento do Alzheimer em até cinco anos na velhice.
O estímulo cognitivo também pode ser promovido por meio de hábitos como: praticar música, criar um livro de memórias, jogar jogos de tabuleiro, usar um calendário e participar de atividades em grupo. Essa ativação do cérebro, por meio da atenção, raciocínio, percepção e sensação, contribui para a saúde mental.
Quanto aos exercícios físicos, um estudo publicado na revista Frontiers in Neuroscience, realizado pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), revelou que exercícios físicos resistidos podem retardar os sintomas do Alzheimer ou até mesmo prevenir a doença, devido a um efeito anti-inflamatório.
Dentro dessa categoria de exercícios, estão incluídos os de fortalecimento muscular, mas os aeróbicos também auxiliam no combate à doença de Alzheimer. Exemplos de exercícios eficazes incluem caminhada, subir escadas, agachamentos, pilates e musculação (moderada e com acompanhamento profissional). Esses exercícios, devido ao seu efeito anti-inflamatório e à neurogênese, melhoram o desempenho e as funções do organismo, ajudando na amenização do Alzheimer.
Texto por Fabricio Colli | Redação Saúde Minuto
Para mais informações sobre saúde clique na tag “Saúde” no topo da página, ou clique aqui.
Clique nas tags no topo da página para explorar os diversos assuntos disponíveis no portal, incluindo Saúde, Bem-Estar, Beleza, Nutrição, Curiosidades, Assuntos Delicados e muito mais.