Diferentes técnicas para aliviar os sintomas da cólica
- Redação Saúde Minuto
- 07/03/2025
- Assuntos Delicados Saúde
Especialista traz 5 métodos para aliviar os sintomas de cólica menstrual
A cólica menstrual, também conhecida como dismenorréia, é um problema recorrente entre as mulheres e pessoas que possuem útero. Ela é causada por uma substância chamada prostaglandina, provocando contrações no útero que resultam na dor e desconforto, sendo acompanhados de náuseas, vômitos ou dor de cabeça.
Todos que sofrem com essa dor procuram diversas maneiras para aliviá-la, mas nem sempre são eficazes. A Dra. Mila Miranda, ginecologista, obstetra e mastologista credenciada Omint, compartilhou 5 métodos eficazes para aliviar os sintomas da cólica:
-
Medicamentos anti-inflamatórios
Esses medicamentos agem de forma eficaz ao reduzir a produção de prostaglandinas, substâncias que provocam contrações uterinas e aumentam a dor. Esses medicamentos ajudam a diminuir tanto a dor quanto a inflamação. “Eu sempre explico para minhas pacientes que a automedicação pode ser prejudicial à saúde, mesmo que pareça uma solução rápida para aliviar sintomas comuns. Quando tomamos medicamentos sem orientação médica, corremos o risco de fazer confusões e ao invés de melhorar, ter outros sintomas associados”, relatou Dra. Miranda.
-
Métodos hormonais
Como a pílula anticoncepcional, o DIU hormonal e o implante ajudam a controlar os ciclos menstruais e frequentemente reduzem a intensidade das cólicas. Esses métodos atuam regulando os níveis hormonais e evitam grandes oscilações, também responsáveis pelas cólicas.
-
Uso de calor local
A aplicação de calor na região abdominal é uma técnica simples, mas muito eficaz. O calor relaxa os músculos uterinos e promove uma sensação de alívio imediato. Pacientes podem usar adesivos e bolsas térmicas, compressas ou até mesmo banhos quentes.
-
Exercícios físicos leves
Atividades como caminhar, fazer yoga ou alongamentos podem ajudar bastante a aliviar as cólicas. O movimento ajuda a liberar endorfinas, que têm um efeito analgésico natural, além de melhorar a circulação e reduzir a tensão nos músculos abdominais.
-
Técnicas de relaxamento e meditação
Métodos como meditação, respiração profunda ou até mesmo acupuntura podem ser muito úteis no manejo da dor. Esses métodos não só ajudam a reduzir a percepção da dor, mas também promovem um estado de relaxamento que pode aliviar as cólicas. A prática regular de técnicas de controle do estresse pode ser um excelente complemento ao tratamento.
“É importante lembrar que cada paciente é única e, dependendo da intensidade da dor, da causa das cólicas ou de condições subjacentes, pode ser necessário combinar diferentes abordagens. Além disso, se a dor persistir ou for muito intensa, é fundamental investigar possíveis causas, como endometriose, cistos ovarianos, entre outras”, explica a especialista.
Texto por: Maria Clara Kayatt | Redação Saúde Minuto | Editado por: Rafaela Navarro