Meningite: cidade de São Paulo registra uma morte e declara surto pela doença
- Redação Saúde Minuto
- 30/09/2022
- Infectologista Raquel Muarrek
A meningite é uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Geralmente causada por uma infecção.
Essa infecção ela pode ser viral, bacteriana e fúngica. Os sintomas principais são dor de cabeça, febre e aquele pescoço mais rígido. Leva a vômitos e náuseas e pode ser fatal se não tratado ou avaliado corretamente por um médico.
Normalmente os são as sequelas da meningite, perda de audição, as vezes perda de visão, problemas com a memória, coordenação motora, alteração de equilíbrio, alteração de fala, pode ter o desenvolvimento neuropsicomotor mais lentificado, pode ter até uma paralisia, uma queda, uma atrofia, uma alteração cerebral importante. Além do mais grave que seria a mortalidade.
independente do qual meningite existe as medidas preventivas as de maior importância são as vacinações. Existe a vacina para meningite, meningocócica, temos A e C antigamente agora existe a A, C, WY que é uma vacina quadrivalente e existe também a vacina da meningo B. Então nós temos cinco tipos de meningite meningocócica A, B, C, W e a Y e essa existe a medida preventiva que é a vacinação. Na rede básica, apenas a meningo C e em épocas de surto a meningo AC mas recentemente o Plano Nacional de Imunização, colocou a vacina quadrivalente, já entrando no calendário vacinal de rede pública. Isto é um ganho grande pra população no geral.
Temos também uma outra meningite que é a meningite por Streptococcus pneumoniae, que é o pneumococo. Ela é feita a vacinação nas crianças também no calendário nacional de vacina que é a pneumo dez. Existe pra crianças mais adultas a partir de doze anos em si existe a pneumo treze que pode tomar em todo o resto do período da vida e tem também as pessoas idosas que é o pneuma vinte e três que é dado na rede básica a partir de sessenta anos. Temos também a vacina de hemófilos influenza graças a vacinação Poucos casos de meningite por hemófilos na no período atual e já faz há muitos anos que a gente não tem. Devido à grande massa de vacinação adequada. Essa meningite por hemófilos influenza muito grave com alto grau de sequela pras crianças até cinco anos.
Existe as principais vacinas e existe as meningites que são preveníveis por vacina. Todos devem se vacinar. Para que a gente evite surtos recorrentes e de maior gravidade pra população.
Dra. Raquel Muarrek
Infectologista